• Informe-se
  • Notícias do MPT PE
  • MPT em Pernambuco dá prazo para sindicatos patronais apresentarem propostas para implementação do piso de enfermagem

MPT em Pernambuco dá prazo para sindicatos patronais apresentarem propostas para implementação do piso de enfermagem

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco concedeu prazo, até a próxima sexta-feira (02), para que as entidades patronais apresentem propostas acerca da implementação do piso nacional de enfermagem. A medida tem como objetivo evitar o arquivamento efetivo do processo de mediação, solicitado pelas entidades profissionais pouco antes do início da reunião marcada para a tarde de hoje (29), na sede do MPT em Pernambuco, no bairro do Espinheiro.

O procurador do Trabalho José Laízio Pinto está à frente do procedimento.
O procurador do Trabalho José Laízio Pinto está à frente do procedimento.
“Essas propostas serão levadas para conhecimento das entidades profissionais, para que elas possam, eventualmente, reavaliar o pedido de arquivamento do processo de mediação”, explicou o procurador do Trabalho à frente do procedimento, José Laízio Pinto. A mediação é um desdobramento de audiências prévias realizadas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nos dias 17 e 22 deste mês.

O arquivamento foi solicitado pelo Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE), pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE) e pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). “Não podemos garantir que o curso da mediação será retomado, mas, dessa forma, tentamos garantir uma sobrevida do procedimento e uma possível retomada da mediação, caso seja interessante para os trabalhadores, na avaliação deles”, afirmou o procurador do Trabalho.

A mediação ocorreu na sede do MPT em Pernambuco, no bairro do Espinheiro.
A mediação ocorreu na sede do MPT em Pernambuco, no bairro do Espinheiro.

Além dos procuradores do MPT em Pernambuco, José Laízio Pinto e Maria Roberta da Rocha, participaram da reunião os promotores de Justiça do MPPE Helena Capela e Édipo Cavalcanti Filho. Representantes dos sindicatos patronais, da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Secretaria Municipal de Saúde do Recife e Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco também marcaram presença no encontro.