MPT em Pernambuco participa de abertura do Programa TJC, da Amatra VI

A procuradora regional do Trabalho Elizabeth Veiga representou o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco na abertura da edição deste ano do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”, promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra VI). O evento, realizado de forma telepresencial nos últimos dias 10 e 11 deste mês, contou com mais de seis horas de debates e troca de conhecimentos entre os envolvidos no TJC.

Com o tema “TJC no Bicentenário da independência do Brasil na busca da antidiscriminação nos espaços de trabalho, educação e cidadania”, as atividades do programa em 2022 começaram com o curso de formação dos professores e gestores que irão atuar no TJC. O encontro contou com diversas palestras que colocaram em pauta assuntos relacionados à temática central do projeto.

“A promoção da igualdade é uma das metas institucionais mais caras ao MPT. Através da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), atuamos diretamente nessa área. Com o envolvimento de todos, o TJC irá contribuir, por mais um ano, para a formação cidadã de vários jovens”, destacou Elizabeth Veiga. Em junho, o TJC inicia a fase de rodas de conversa, com visitas presenciais às seis escolas que serão beneficiadas este ano.

TJC

O programa TJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Desde que foi implantado em Pernambuco, em 2005, o programa já contribuiu para a formação cidadã de cerca de 40 mil estudantes, alunos de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

A cada ciclo, o TJC realiza capacitações com os professores, para que possam trabalhar em sala de aula com os alunos durante o ano letivo e de forma multidisciplinar. Todo ano é realizada a Culminância, para que os estudantes apresentem, por meio de atividades culturais, o que aprenderam com o programa.