MPT promove conferência sobre igualdade de gênero e raça no trabalho
Brasília (DF) - O Ministério Público do Trabalho (MPT) promoveu, no dia 10 de março, a I Conferência de Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho - Instrumentos de Atuação do MPT, por ocasião do Dia Internacional da Mulher deste ano de 2022. O evento teve como objetivo definir os principais instrumentos para o enfrentamento e a eliminação da violência, e a promoção da igualdade de oportunidades de gênero e de raça no trabalho.
A programação contou com a abordagem de temáticas como violência de gênero no trabalho, normas e procedimentos para promoção da igualdade, lugar de fala, atuação de conselhos de direito e organizações, entre outros. Participaram como expositores procuradoras e procuradores do Trabalho, magistradas e magistrados, pesquisadoras e pesquisadores, ativistas e representantes de organizações, associações e movimentos sociais. O evento contou com a participação da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, que proferiu a conferência de abertura com a temática "Lugar de Fala".
Ao lado de outras autoridades, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima, integrou a Mesa de Abertura e deu início ao evento, enfatizando a relevância do debate. "Os direitos à igualdade e à liberdade constituem o cerne dos temas que serão debatidos. Ambos, direitos humanos, inalienáveis, irrenunciáveis, imprescritíveis, que pertencem às mulheres e aos homens pelo simples direito de terem direitos, na definição objetiva e precisa de Hannah Arendt. São temas, indiscutivelmente, de extrema relevância para a qualidade de vida de todas e de todos, não apenas no âmbito laboral, mas em todo o contexto social", declarou o PGT. Também integraram a mesa de abertura a vice-PGT, Maria Aparecida Gugel, Adriane Reis, coordenadora nacional de Promoção da Igualdade do MPT, entre outras autoridades.
A procuradora do Ministério Publico do Trabalho (MPT) em Pernambuco e vice-coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Alves de Carvalho Mesel mediou a 1º mesa de debates, que teve como tema geral "Normas e procedimentos para a promoção da igualdade de gênero no trabalho". A 1ª mesa também contou com a participação da juíza do Trabalho, Vanessa Karam Sanches; da oficial técnica em Príncipios e Direitos Fundamentais no Trabalho para ALC da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Thais Dumêt Faria; e da analista de programas de empoderamento econômico da ONU Mulheres Brasil, Vanessa Gomes de Sampaio.
COM INFORMAÇÕES DA SECOM PGT.