MPT em Pernambuco promove reuniões no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Como forma de marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, 28 de janeiro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveu reuniões públicas para tratar sobre o tema.

Na primeira reunião do dia, a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), Débora Tito, teve como objetivo falar sobre o projeto estratégico de capacitação da rede de atendimento às vítimas de escravidão contemporânea. Foram convidados representantes das prefeituras do Recife, de Olinda, de Tamandaré e de Ibimirim, além das respectivas secretarias de Direitos Humanos e Assistência Social. Também houve a convocação do Governo de Pernambuco e das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil.

Depois, a representante do órgão ministerial realizou reunião com representantes das empresas responsáveis pela administração dos aeroportos no Estado (AENA) e terminal rodoviário de passageiros, além de secretarias públicas ligadas aos setores de transportes. O encontro teve como objetivo criar parcerias para prevenir o tráfico de pessoas com o fim de trabalho em condição análoga à escravidão.

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi criado em homenagem aos auditores-fiscais do Trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, além do motorista do Ministério do Trabalho Aílton Pereira de Oliveira, que foram assassinados em Unaí, no dia 28 de janeiro de 2004, quando investigavam denúncias de trabalho escravo em uma das fazendas de Norberto Mânica. O episódio ficou conhecido como a chacina de Unaí.