MPT ganha selo de reconhecimento do CNMP por promover ações de diversidade

Brasília – Em cerimônia realizada na segunda-feira (13) no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu selo de reconhecimento por implementar ações que promovem diversidade na instituição. A solenidade teve como objetivo comemorar o primeiro aniversário do projeto “Respeito e Diversidade”, que reconhece boas práticas das unidades do Ministério Público, associações e outras entidades aderentes ao projeto.

O MPT foi reconhecido por iniciativas como o Projeto Estratégico Nacional Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência, Incentivo à Empregabilidade LGBTQI, Incentivo à Empregabilidade de Jovens Negras e Negros bem como os Grupos de Trabalho (GTs) “Trabalho Doméstico” e “Violência e Assédio”.

Ao todo, a entrega do selo contemplou 18 unidades do MP e mais sete instituições parceiras.

Equidade – Criado em 2018, o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do MPT desenvolve projetos e ações voltados ao combate à discriminação na instituição com foco na efetivação da Política Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.

Cabe ao grupo, entre outras atribuições, sugerir ao procurador-geral do Trabalho a adoção de normatizações e regras necessárias ao alcance dos princípios e diretrizes da política nacional, orientar os Comitês instituídos nas Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs) sobre assuntos pertinentes aos planos, programas, projetos e ações e reunir estudos, informações e documentos para subsidiar as atividades desenvolvidas pelos comitês regionais.

Projeto – Lançado em 10 de dezembro de 2020, o projeto “Respeito e Diversidade”, iniciativa da Presidência do CNMP em conjunto com a Escola Superior do Ministério Público da União e com o Ministério Público Federal, guarda o propósito de realizar ações interinstitucionais voltadas a contribuir com a reflexão, discussão e iniciativas que promovam a cultura do respeito à diversidade humana, ao pluralismo de ideias e opiniões sobre aspectos sociais, políticos, de gênero, de raça, de credo, entre outros.

Ao longo do ano de 2021, além de entregar premiações, o projeto também realizou e apoiou a execução de ações em parcerias, visando a disseminação da cultura antidiscriminatória e o fomento de conhecimento através de cursos, seminários e podcasts, envolvendo comissões do CNMP, unidades ministeriais e a sociedade civil brasileira.

COM INFORMAÇÕES DA SECOM PGT E DO CNMP.