MPT em Pernambuco participa de reunião para debater valorização profissional de costureiras no estado

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco esteve presente, no dia 26 de outubro, em uma reunião online promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). A ocasião teve como objetivo debater sobre a importância dos serviços que as costureiras prestam às fábricas e lojas da cadeia produtiva do Polo de Confecções do Agreste pernambucano.

Com o tema “Mulheres, direitos sociais e trabalho: uma agenda das mulheres da economia solidária e do Polo de Confecções de Pernambuco”, o encontro contou com a participação de deputadas, autoridades, líderes de instituições e coletivos de apoio à mulher.

Representando o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, a procuradora Débora Tito enfatizou a fiscalização feita pelo órgão ministerial nas fábricas de tecido e costura, para garantir condições adequadas de trabalho. “São necessárias políticas públicas para mudar a realidade das costureiras. Escutá-las vai possibilitar que haja valorização desse trabalho”, afirmou a procuradora Débora Tito.