PGT recebe selo comemorativo dos 130 anos do MPPE
O Ministério Público em Pernambuco (MPPE) inaugurou, na tarde de ontem (14), a Ouvidoria das Mulheres, canal de atendimento especializado para recebimento de denúncias de violências físicas e psicológicas sofridas por mulheres.
Na solenidade, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, recebeu o selo comemorativo dos 130 anos do MPPE das mãos do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira. O procurador-geral José de Lima agradeceu a honraria e parabenizou a instituição regional "por mais de um século de história contribuindo na defesa do Estado Democrático de Direito e tutelando os interesses mais relevantes da sociedade pernambucana.
Também foram agraciados com o selo o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sebastião Vieira Caixeta, o procurador do Trabalho e recém indicado para vaga do CNMP, Ângelo Fabiano Farias da Costa e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Penambuco, Ana Carolina Ribemboim.
OUVIDORIA DAS MULHERES
Segundo o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, a Ouvidoria é "um instrumento de cidadania que precisamos exercer, tendo em vista os índices alarmantes da violência contra a mulher. Neste espaço de atendimento especializado, mostramos que não apenas nos importamos em ouvir as mulheres, mas também em sermos um canal de efetividade de políticas públicas em defesa delas."
A promotora de Justiça Selma Barreto é a ouvidora-geral do MPPE e está à frente do Projeto. Segundo ela, a Ouvidoria "vem orientando a população, por meio das redes sociais, da importância do apoio direcionado às mulheres que sofrem violência de uma sociedade machista. São atos que causam danos irreparáveis no emocional dessas pessoas e que pode ser fatal".
A promotora de Justiça do Ministério Público em São Paulo, Gabriela Manssur, falou da importância da Ouvidoria. Para ela, "as mulheres se sentem mais seguras em fazer as denúncias em canais específicos, em que haja uma equipe técnica especializada nos tratamentos das informações, como é o caso desse canal que se inaugura aqui no MPPE".
A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, também participou da cerimônia e lembrou que em 2021, 1.338 mulheres foram mortas pela sua condição de gênero. "Precisamos combater essa tragédia por meio das políticas públicas, e o Ministério Público de Pernambuco se mostra como um grande aliado no combate à essa trincheira, com o lançamento da Ouvidoria das Mulheres. Parabéns ao MPPE", disse Luciana Santos.
As manifestações podem ser encaminhadas para o número exclusivo da Ouvidoria das Mulheres - (81) 99316 2600, que funcionará nos dias úteis, das 8h às 14h - ou para os demais canais da Ouvidoria do MPPE, por meio do formulário, e pelo assistente virtual Audivia: nosite do MPPE , no Facebook da Ouvidoriamppe ou no Whatsapp (81) 99679 0221.
COM INFORMAÇÕES DA ASCOM MPPE.