MPT em Pernambuco renova termo de compromisso com UFPE
A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim, assinou, na manhã da sexta-feira (19), a prorrogação do termo de compromisso com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (FADE-UFPE), firmado em abril do ano passado. Com a renovação do acordo, a FADE UFPE seguirá recebendo destinações do MPT para o combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).
“É uma satisfação muito grande para o MPT poder contribuir no combate à pandemia e, mais do que isso, colaborar com a educação e a ciência”, comenta a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco. Na ocasião da renovação do termo de compromisso, estavam presentes o reitor e o vice-reitor da UFPE, respectivamente, Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, além da secretária executiva da FADE, Maira Pitta. O prazo de vigência do documento segue até abril de 2022.
Para o reitor da UFPE, a parceria da universidade com o órgão ministerial credencia o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino. “Com os recursos obtidos por meio do convênio firmado com o MPT, os projetos evoluíram bastante. Há um esforço para deixarmos bastante claro que a Universidade desenvolve um papel social muito importante, e as destinações foram fundamentais ao longo do último ano e, sobretudo, no combate à pandemia”, afirmou Alfredo Gomes.
Desde o início da pandemia, o MPT em Pernambuco destinou cerca de R$ 4 milhões para o combate e a prevenção da Covid-19. Desse total, cerca de R$ 1,5 milhão foram revertidos para a FADE UFPE. Os recursos, resultado de multas trabalhistas, viabilizaram estudos científicos de sequenciamento genético do vírus, a realização de mais de 69 mil testes PCR e a produção de mais de 20 mil protetores faciais, além da adequação das instalações da Universidade e a aquisição de equipamentos de pesquisa e produção.