Cuide de quem cuida de você | Campanha Abril Verde de 2020 foca na segurança dos profissionais de serviços essenciais
Hoje, 28 de abril, é o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Por conta da data, ficou estipulado que durante todo o mês instituições e órgãos públicos devem se engajar a questões relativas aos acidentes de trabalho, aderindo à campanha Abril Verde. Esse ano, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as ações do Ministério Público do Trabalho (MPT) estão voltadas para as atividades dos profissionais de serviços essenciais.
Além de remitir ecomendações e articulações junto a sindicatos, empregadores, gestões estaduais e municipais, o MPT desenvolveu uma campanha institucional voltada para os profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19. A iniciativa é uma forma de promover a conscientização sobre a importância de garantir a segurança e a saúde desses trabalhadores. Profissionais de saúde, jornalistas e funcionários de redes de supermercado e farmácias são alguns dos protagonistas dessa campanha.
Para a procuradora do Trabalho e coordenadora de Meio Ambiente do Trabalho (Comat), Adriana Gondim, voltar os esforços para os profissionais de áreas essenciais faz a diferença, pois toda a sociedade ganha com o empenho desses trabalhadores. “Apesar da importância do isolamento social, entendemos também que há setores que não podem parar. E, principalmente, neste momento de pandemia, precisamos enfatizar a necessidade de um ambiente de trabalho seguro e saudável”, explica.
“Os profissionais que continuam em atividade presencial durante a pandemia estão expostos a um alto risco de contaminação. A decisão do MPT de focar a atuação do Abril Verde nesses trabalhadores, sobretudo os do setor de saúde, é bastante acertada. Precisamos estar atentos às condições de trabalho nesse momento tão adverso”, conclui a procuradora do Trabalho Roberta Maria Rocha e coordenadora de combate às irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap).