Coronavírus: MPT em Pernambuco se reúne com CEF
Atento às aglomerações nas lotéricas e agências bancárias, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco reuniu-se, na última segunda-feira (20), com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF). O encontro faz parte da articulação do órgão ministerial para garantir a adoção de medidas previstas na recomendação a bancos e lotéricas, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A reunião teve como objetivo principal abrir o diálogo com os órgãos e entidades interessadas para construir soluções conjuntas, no sentido de atender às normas sanitárias de prevenção da Covid-19, focando, sobretudo, em estratégias para dirimir o problema da aglomeração de pessoas nas filas dos bancos, especialmente as agências da CEF.
“Verificamos a necessidade de uma maior atenção com as agências da Caixa Econômica em função do pagamento do auxílio emergencial. Junto com representantes de outros órgãos e entidades, ressaltamos a importância de que as filas sejam controladas, que sejam estabelecidas filas separadas para quem vai sacar o auxílio, além de observar a distância mínima entre as pessoas”, explicou a procuradora do Trabalho, Maria Roberta Rocha.
“Foi consenso na reunião, também, a necessidade da Caixa Econômica otimizar a reforçar a comunicação, incentivando o uso de canais remotos de comunicação, como o aplicativo, o site e o próprio telefone do banco, para tirar dúvidas e evitar deslocamentos desnecessários às agências”, destacou o procurador do Trabalho, Leonardo Osório.
Além dos procuradores do MPT em Pernambuco, Maria Roberta Rocha e Leonardo Osório, e de assessores jurídicos da CEF, participaram da reunião, por meio de videoconferência, representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE), da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), do Procon/Recife e do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.
Confira o calendário de pagamento do auxílio emergencial aqui.