Representantes de Fórum de Combate aos Agrotóxicos fazem visita ao MPT
Na manhã desta quinta-feira (3), o procurador Regional do Trabalho e coordenador nacional do Fórum de Combate aos Agrotóxicos, Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva, recebeu a visita da atual coordenação do fórum estadual, cuja titularidade é da médica, ligada à Fiocruz-Aggeu Magalhães, Idê Gurgel. Na ocasião, foram tratados assuntos de interesse das entidades, dentre eles a participação do fórum local em evento do Conselho Nacional do Ministério Público, em agosto na cidade de Salvador, que tratará, em momento específico, sobre uma estratégia conjunta frente ao tema por parte de todos os ramos do MP.
De acordo com Serafim, na reunião também foram encaminhadas informações a serem apuradas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com relação a possível dano a trabalhadores em contato com agrotóxicos. Ainda foi repassado para a coordenação nacional o andamento das ações locais, com destaque para o projeto de implementação de carteira individual para o controle de trabalhador que tem contato com defensivos.
Além de Idê Gurgel, estiveram presentes a gerente de Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretária Estadual de Saúde, Aline do Monte Gurgel, a médica ligada à Universidade de Pernambuco, Marília Teixeira de Siqueira e o secretário executivo do Fórum Estadual, Pedro Albuquerque.