Trabalho escravo é tema de palestra para estagiários do MPT
Trabalho escravo contemporâneo. Esse foi o tema da palestra proferida pela procuradora do Trabalho Débora Tito, nesta segunda-feira (30), para os estagiários de direito e de outras áreas do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco. O encontro, na sala de audiência do órgão, foi realizado pela Coordenação de Estágio do MPT em Pernambuco, cuja titular é a procuradora do Trabalho Janine Miranda, presente ao evento.
Na palestra, a procuradora Débora Tito contou como ocorre atualmente a prática do trabalho em condições análogas as de escravo. Foram mostradas fotos de inspeção em usinas de cana-de-açúcar do estado. “Hoje podemos dizer que o trabalho escravo contemporâneo é uma doença da nossa sociedade e os sintomas são a ganância, pobreza e a impunidade”, disse Débora.
O estagiário de direito Valdemir Menezes de Melo destacou que a palestra foi boa em mostrar a realidade de alguns trabalhadores. “Como sou estudante não tenho esse contato direito com a situação da seara trabalhista, o que é me possibilitado no estágio, sobretudo em ocasiões como essa. Sem dúvida, é um diferencial para o meu futuro profissional.”
Evento – O encontro é parte das atividades previstas pela coordenação, que conta com o apoio administrativo da Seção de Gestão de Pessoas. Segundo Janine, ainda serão realizadas mais três palestras neste ano, nos meses de agosto, outubro e dezembro.