MPT doa automóveis a entidade que combate trabalho infantil no Recife

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou na última quinta-feira (14) desfazimento por doação de dois veículos automotivos, patrimônio do órgão, que não vinham sendo utilizados nas atividades diárias do Setor de Transportes. Os automóveis foram destinados à entidade beneficente Associação Sul Brasileira de Educação e Assistência Social (Instituto Nossa Senhora de Fátima), por meio de ato assinado pela procuradora-chefe, Ana Carolina Ribemboim.

Para o recebimento, compareceu à sede do MPT em Recife a religiosa Maria das Dores Barbosa de Sousa, representando a diretora presidente do Instituto, a também religiosa Cosmira Correia. A Associação oferece apoio a crianças e adolescentes em situação de rua, exploração de trabalho, mendicância e abandono, prioritariamente os do centro da cidade, uma área de intenso comércio.


Trabalho infantil
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando. Eles trabalham na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações.

As regiões Nordeste e Sudeste registram as maiores taxas de ocupação, respectivamente 33% e 28,8% dessa população de meninas e meninos trabalhando. Nestas regiões, em termos absolutos, os Estados de São Paulo (314 mil), Minas Gerais (298 mil), Bahia (252 mil) e Maranhão (147 mil) ocupam os primeiros lugares no ranking entre as unidades da Federação. Nas outras regiões, ganha destaque o estado do Pará (193 mil), Paraná (144 mil) e Rio Grande do Sul (151 mil).

Em Pernambuco, estima-se que exista 123 mil delas em situação de vulnerabilidade. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 85 milhões de crianças no mundo estão enquadradas nas piores formas. Esse número corresponde a 51% do total do trabalho infantil no mundo.