Nova Sede | Em discurso inaugural, procuradora-chefe do MPT relembra trajetória do órgão em Pernambuco

Nesta quinta-feira (4), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco inaugurou, em solenidade, a nova sede do órgão, localizada na Rua Conselheiro Portela, 531, no Espinheiro. Em discurso, a procuradora-chefe da unidade, Adriana Gondim, lembrou que a instituição, presente no estado desde 1974, passou por outros quatro lares antes deste, que unifica todas as atividades no mesmo lugar. O nome do edifício homenageia a memória do subprocurador-geral do Trabalho Manoel Orlando de Melo Goulart.

 

Em discurso emocionado, Adriana Gondim destacou a importância dos profissionais que fazem o MPT a cada dia
Em discurso emocionado, Adriana Gondim destacou a importância dos profissionais que fazem o MPT a cada dia

“Em todos esses locais, guardamos lembranças de todas as pessoas que formataram o nosso espírito e modelo de atuação institucional. O crescimento do quadro funcional, das demandas sociais e do reconhecimento público deste órgão fomentou o anseio de uma sede maior e melhor estruturada, compatível com a magnitude dos direitos que defendemos para tutela da dignidade da pessoa humana do trabalhador”, disse.

Adriana desejou “que, sob a proteção e iluminação divinas, este espaço contribua na nossa defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores. Aqui, conseguimos reunir o quadro administrativo de área-meio àquele vinculado à área finalística, o que nos permite oferecer à sociedade um serviço mais ágil e melhor articulado. Com motivação restaurada, reforça-se a nossa responsabilidade para a excelência de atendimento a todos os que procuram o suporte deste Ministério Público do Trabalho.”

Confira a íntegra do pronunciamento.

 

Nova Sede

Após três anos e oito meses de obras, tendo sido iniciadas em fevereiro de 2015, as novas instalações do MPT permitem o funcionamento do órgão em um só lugar. Enquanto que antes membros e servidores ficavam separados em dois prédios na capital pernambucana, agora, seguem juntos, o que é um ganho em termos de organização interna do trabalho, bem como junto ao público externo. A mudança para a unidade foi finalizada janeiro passado.

A nova sede do MPT recebeu investimento de cerca de R$ 19 milhões, possuindo 4.516, 83 m² de área construída, com dez andares. Neles, estão distribuídos gabinetes de procuradores e salas de trabalho para as atividades-meio e finalística, além de quatro salas de audiência, biblioteca e auditório com espaço para 40 pessoas.

Há ainda área verde em todo o perímetro do terreno, inclusive com um jardim na parte dos fundos. Como parte das soluções “verdes”, a estrutura do prédio é de vidro, permitindo economizar no uso de luz, em razão da boa luminosidade.

Foi ainda possível, dentro do conceito de obra sustentável, a aquisição de equipamentos hidráulicos mais econômicos, de modo a viabilizar a redução em 60% do consumo. A estrutura do edifício também dispõe de estacionamento próprio e atende aos requisitos de acessibilidade.