Nova sede do MPT em Pernambuco é inaugurada

Na tarde desta quinta-feira (4), em solenidade prestigiada por autoridades, membros e servidores, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco inaugurou sua nova sede, o Edifício Manoel Orlando de Melo Goulart. O evento foi marcado pela alegria diante da conquista do novo espaço, localizado na Rua Conselheiro Portela, 531, no Espinheiro.

A cerimônia teve início às 16h40, com a formação do dispositivo de honra, composto pelo procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, a procuradora-chefe do órgão em Pernambuco, Adriana Gondim, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), o desembargador Valdir Carvalho, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano da Costa, e o procurador regional do Trabalho, representante do MPT no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sebastião Caixeta.

Dispositivo de honra da inauguração abre a solenidade
Dispositivo de honra da inauguração abre a solenidade

Antes da fala da anfitriã, a procuradora-chefe, Adriana Gondim, o núcleo Ipojuca da Orquestra Criança Cidadã, convidada para o evento, executou o Hino Nacional. Regidos pelo maestro Márcio Pereira, o grupo que se apresentou foi formado pelos violinistas Fernanda Alves, Ivo Gomes, Luanderson Felipe da Silva e Rita Cruz, os violeiros Saulo de Lima e Douglas Bezerra, o violoncelista Jedson José da Silva e por Jhorlily dos Santos, no baixo, enquanto que a percussão ficou por conta de David Gomes e João Henrique Chagas.

A procuradora-chefe, Adriana Gondim, lembrou que a instituição, que começou a atuar no estado em 1974, passou por outros quatro lares antes deste, que unifica todas as atividades no mesmo lugar. “Em todos esses locais, guardamos lembranças de todas as pessoas que formataram o nosso espírito e modelo de atuação institucional. O crescimento do quadro funcional, das demandas sociais e do reconhecimento público deste órgão fomentou o anseio de uma sede maior e melhor estruturada, compatível com a magnitude dos direitos que defendemos para tutela da dignidade da pessoa humana do trabalhador”.

Adriana desejou “que, sob a proteção e iluminação divinas, este espaço contribua na nossa defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores. Aqui, conseguimos reunir o quadro administrativo de área-meio àquele vinculado à área finalística, o que nos permite oferecer à sociedade um serviço mais ágil e melhor articulado. Com motivação restaurada, reforça-se a nossa responsabilidade para a excelência de atendimento a todos os que procuram o suporte deste Ministério Público do Trabalho.”

Adriana fez questão de agradecer a todos os membros e servidores desta e de gestões passadas pela contribuição de cada um para a concretização do momento. Também destacou, no discurso, o apoio que teve da administração superior do MPT, assim como do apoio eventual dos demais Poderes da República, sejam eles e Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Nominalmente, agradeceu, na pessoa do prefeito da Cidade do Recife, Geraldo Júlio, a todo o corpo técnico do Município. Lembrou, ainda, de todos os parlamentares (Armando Monteiro, Augusto Coutinho, Fernando Ferro, Gonzaga Patriota, Humberto Costa, Inocêncio Oliveira, Jarbas Vasconcelos, Jorte Côrte Real, José Augusto Maia, Mendonça Filho, Pastor Eurico e Raul Henry) que destinaram emendas individuais e de bancada para a obra.

 

Em discurso emocionado, Adriana Gondim lembrou a trajetória do MPT no estado
Em discurso emocionado, Adriana Gondim lembrou a trajetória do MPT no estado


A procuradora-chefe aproveitou o momento de fala para prestar homenagem especial aos procuradores do MPT José Laízio Pinto Júnior, Marcelo Souto Maior e aos servidores Fábio Tenório e Beatriz Costa.

 

Foram homenageados na inauguração membros e servidores que participaram mais ativamente do processo de construção da nova sede
Foram homenageados na inauguração membros e servidores que participaram mais ativamente do processo de construção da nova sede

 

Outra homenagem foi prestada a Rúbia Goulart, esposa do subprocurador do Trabalho aposentado, Manoel Orlando de Melo Goulart, que dá nome ao prédio. Na oportunidade, ela recebeu flores do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, sendo-lhe a palavra facultada. Brevemente, Rúbia expressou gratidão pela homenagem. “Meu marido realmente amava a procuradoria. A atividade dele aqui era uma das coisas mais importantes da vida, juntamente com a família. Vivia sempre aberto a ouvir as pessoas e a ajudá-las. Então, me sinto muito honrada de que o nome dele fique agora eternizado nesta sede, o que sei que é uma alegria para ele.”

 

Rúbia Goulart, esposa de procurador homenageado no nome do edifício, recebe homenagem
Rúbia Goulart, esposa de procurador homenageado no nome do edifício, recebe homenagem


O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa, afirmou que a inauguração da nova sede do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco representa um grande avanço na prestação dos serviços da instituição em Pernambuco, propiciando mais agilidade na promoção e na defesa dos direitos sociais. O presidente observou, ainda, que as novas instalações da Regional trarão melhores condições não só para os procuradores do Trabalho e servidores, mas também para o cidadão que necessita do trabalho do MPT.

O presidente do TRT-PE, Valdir José Silva de Carvalho, membro do MPT de 1985 a 2002, lembrou do tempo em que trabalhou no órgão, destacando as mudanças de endereço pelas quais a instituição passou. “Lembro do primeiro ambiente do MPT aqui no estado. A gente funcionava em duas salas cedidas na sobreloja do Tribunal. Meu primeiro ato como procurador-chefe foi mover as atividades para espaço mais independente, quando fomos operar na Avenida Agamenon Magalhães, número 2000, que era alugado”. Também, frisou o bom relacionamento que manteve ao longo dos anos com o procurador Manoel Goulart, congratulando o MPT pela escolha do nome do edifício e entendendo como mais do que justa a homenagem.

Último a discursar, o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, lembrou que o prédio da nova sede é um sonho antigo do MPT em Pernambuco, que agora chega à realização. “Eu me comprometi com os colegas de Pernambuco e de todo o Brasil a dar a devida prioridade à concretização desse intento. É um prédio confortável, sem ser suntuoso, que garante melhores condições de trabalho aos profissionais do MPT, ao mesmo tempo em que os permite oferecer a trabalhadores, sindicalistas, governantes, empresários da sociedade pernambucana a acolhida que eles merecem, sempre que procurarem o Ministério Público do Trabalho”, afirmou.

Antes do descerramento da placa inaugural, feito por Fleury e Adriana, e do corte de fita, por Laízio, Fábio e Beatriz; a Orquestra Criança Cidadã executou, em momento de muita emoção, as melodias Por una cabeza, do compositor argentino Carlos Gardel, Lamento Sertanejo, de Domiguinhos e Gilberto Gil, e encarrando com Mourão, dos compositores brasileiros César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira.

 

Orquestra Criança Cidadã emocionou os presentes com repertório selecionado especialmente para a ocasião
Orquestra Criança Cidadã emocionou os presentes com repertório selecionado especialmente para a ocasião

 

Placa inaugural do prédio homenageia o procurador do MPT Manoel Orlando de Melo Goulart
Placa inaugural do prédio homenageia o procurador do MPT Manoel Orlando de Melo Goulart

Ronaldo Fleury, Beatriz Costa, Fábio Tenório, Adriana Gondim e José Laízio realizaram juntos o ato do corte de fita
Ronaldo Fleury, Beatriz Costa, Fábio Tenório, Adriana Gondim e José Laízio realizaram juntos o ato do corte de fita

 

Ao fim das formalidades, os presentes foram convidados a conhecer as instalações do prédio no quarto e décimo andares, bem como a participar de coquetel, custeado de modo particular pelos membros da Regional e pela ANPT.


Presenças
A inauguração da nova sede foi bastante prestigiada. Além de membros do próprio órgão das unidades de Pernambuco e da Paraíba, aposentados e na ativa, diversos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região estiveram presentes. Compareceram também representantes da Advocacia Geral da União, do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do estado, do Comando Militar do Nordeste, da Câmara dos Deputados Federal, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Ainda estiveram representados a Defensoria Pública do Estado, a Fundacentro, o Ministério Público Militar, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco, a Procuradoria Geral do Município do Recife, a Procuradoria Regional da República da 5ª Região, a Secretaria de Defesa Social do estado, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado de Pernambuco, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, entre outros.

Representantes de entidades de classe participaram do momento, entre elas, a Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região, a Associação dos Membros do Ministério Público do Estado de Pernambuco, Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco, a Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado de Pernambuco, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e entidades sindicais.

Familiares e amigos de Manoel Goulart e representantes de veículos de imprensa marcaram presença na inauguração. Servidores, estagiários e terceirizados do MPT também compareceram. A empresa construtora do prédio, Polux, esteve representada.

 

Escultura
A fachada da nova sede do MPT conta com a escultura Trabalhadores, do artista plástico pernambucano Ricardo Cavani Rosas. A peça traz o simbolismo nas várias mãos, no valor do trabalho, na proximidade entre as pessoas, na busca que se revela por elas.