Qualidade de vida | Palestra destaca importância da capacidade de se relacionar dentro e fora do trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco recebeu na manhã desta quarta-feira (25) o professor e master coach Homero Reis, que proferiu a palestra “Gente inteligente sabe se relacionar”.

O evento se insere no ciclo de oficinas organizado pela Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) sobre qualidade de vida no trabalho, que tem visitado todas as regionais. Na ocasião, Homero Reis falou sobre medidas de qualidade de vida que podem ser adotadas pelas pessoas, de modo a otimizar o cotidiano e a saúde laboral na unidade. Participaram da atividade estagiários, membros e servidores.

Com destaque para os aspectos psicossociais da qualidade de vida no trabalho, Homero Reis observou que as relações de trabalho devem ir além da dependência financeira e das obrigações a ela relacionadas. "Relacionamentos saudáveis, humanos, mais do que a dependência econômica, são o que ditam o nível de qualidade de vida e de produtividade no ambiente de trabalho", disse Homero Reis.

O professor convidou constantemente a todos a pensar sobre como têm usado do tempo no trabalho para realizar com alegria a atividade. "Se o objetivo de vocês é tornar a vida das pessoas algo melhor, ou seja, resolver problemas, elas precisam que vocês façam isso com o máximo de disponibilidade. Nesta qualidade, vocês esterão cumprindo a missão de vocês", disse.

Palestrante abordou várias perspectivas do relacionamento no trabalho
Palestrante abordou várias perspectivas do relacionamento no trabalho

 

Livro

Todos os presentes ao evento receberam o livro "Gente inteligente se olha no espelho: fundamentos da inteligência relacional", do palestrante. A obra trata da compreensão dos relacionamentos, oferecendo uma visão ampla do tema. Fruto de pesquisa, de muitos anos atuando como professor e da sistematização de inúmeros protocolos de atendimento que Homero faz como coach, professor e psicanalista, o livro aborda a complexidade da vida de forma leve e divertida. "Entre tantas coisas, mostramos no livro que nada é fruto do acaso. Os acontecimentos são provocados por nossas decisões e escolhas, em interação com as decisões e escolhas de todos os outros com quem nos relacionamos direta ou indiretamente. Nesse sentido, tudo tem 'um quê' de responsabilidade pessoal", diz o autor.

 

Participantes da oficina foram presenteados com livro
Participantes da oficina foram presenteados com livro

 

 

 

Tags: Qualidade de Vida, QVT