Qualidade de vida | Semana começa com palestra sobre responsabilidade socioambiental

Na manhã desta quarta-feira (25), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco iniciou ciclo de oficinas voltado ao tema da qualidade de vida no trabalho.

A representante Comissão de Gestão Ambiental da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), Patrícia Rambo, em visita à regional, apresentou medidas de gerenciamento de resíduos sólidos, que podem ser adotadas pela Regional. O objetivo é estimular práticas socioambientais que minimizem o impacto das práticas administrativas da unidade. Estagiário, membros e servidores participaram do evento.


Na ocasião, foi dado destaque especial à política dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), que atualmente norteia a noção de desenvolvimento sustentável. O processo visa que a sociedade adote os hábitos de reduzir a geração de lixo, recusar produtos que causem danos ao meio ambiente, reciclar o lixo produzido, reutilizar o que for possível nos descartes habituais e repensar os hábitos de consumo, tornando mais conscientes e sustentáveis.


Comissão destacou importância da politica dos 5Rs também na gestão de resíduos do prédio da unidade
Comissão destacou importância da politica dos 5Rs também na gestão de resíduos do prédio da unidade

 

"Essa é um desafio de todas as pessoas. Uma mínima mudança nos hábitos de consumo, se abraçada por todos, pode mudar todo o quadro da degradação ambiental que já segue em curso", disse Patrícia Rambo.


O evento foi, ainda, uma oportunidade para a apresentação de orientações para a condução de processos licitatórios sustentáveis, mediante a inserção de critérios socioambientais nas aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras da unidade.


“Práticas como a opção gradativa por produtos mais sustentáveis, com estabelecimento de metas crescentes de aquisição, e a preferência para produtos reciclados e recicláveis e para serviços e obras ambientalmente sustentáveis são diretrizes que devem ser adotadas na gestão das unidades e que fazem toda a diferença”, afirmou Patrícia.

 

Encontro com Comissão Socioambiental da Regional

Na tarde do mesmo dia, a Comissão Socioambiental da Regional se reuniu com Patrícia para discutir o plano de ação sobre o tema da unidade, momento em que foram pensadas medidas internas de adesão à política dos 5Rs e discutidas campanhas, eventos e atitudes que podem ser promovidos para auxiliar a construção de um ambiente de trabalho sustentável.

O esperado é que, após a realização de cada uma das ações, elas sejam debatidas, analisando como e por quem foi aderida, especificando os erros, acertos e dicas para futuras ações. Além disso, as propostas serão registradas com uma nota de 1 a 5, referente ao sucedimento e ao grau de viabilidade.


Após citar algumas medidas que o MPT já vem utilizando, como a adesão de xícaras, pires e copos de louça e vidro pelos que fazem o órgão, o grupo de trabalho também falou a respeito de providências futuras viáveis. Entre elas, o uso de energia fotovoltaica, criação de jardins no ambiente de trabalho e o uso de coletores para descarte de objetos, como pilha, lâmpada e toner.


Ao fim da reunião, foi apresentada animação de “O homem”, do inglês Steve Cutts. O vídeo mostra a relação entre o ser humano e a natureza, fazendo uma crítica ao consumo exagerado e ao descarte incorreto de matérias.

 

Participaram do evento a procuradora Gabriela Maciel e os servidores Tiago Gomes, Patrícia Rambo, Marcelo Azeredo e Heitor Farnese.

 

Comissão Socioambiental do MPT em Pernambuco teve encontro para discutir ações
Comissão Socioambiental do MPT em Pernambuco teve encontro para discutir ações

 

Tags: Prêmio MPT Socioambiental