Projeto MPT na Escola apresenta resultados no Cabo de Santo Agostinho
Projeto MPT na Escola apresenta resultados no Cabo de Santo Agostinho
Culminância do projeto envolveu a rede de educação no município
Cerca de 300 crianças e adolescentes, ligadas às escolas da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho, participaram do encerramento das atividades do projeto MPT na Escola, ação do Ministério Público do Trabalho que tem por objetivo promover o tema do trabalho infantil nas o ambiente escolar. A Secretaria de Educação do município foi capacitada em 11 e 12 de março na metodologia e, no último dia 10 de junho, apresentou os resultados do projeto.
No auditório da escola modelo da cidade, o que se pôde ver, por todos os lados, foi a mensagem de que “criança não trabalho, criança dá trabalho”. Por meio de um concurso cultural, em que os estudantes eram incentivados a criar – por meio do desenho, música e paródia – mensagens de conscientização ao direito das crianças e adolescentes. O show de talentos foi acompanhado por todo o auditório, que ludicamente se juntou ao coro do “não ao trabalho infantil”.
Das 92 escolas da rede municipal, 10, consideradas instituições modelo, participaram. “A experiência foi excelente. Os trabalhos apresentados pelas crianças foram belíssimos e, em vários momentos, pude me emocionar com a dedicação de educadores e alunos em gritar não ao trabalho infantil. Tenho certeza de que a nossa luta pode até ser difícil, mas é correta e gratificante”, disse o procurador do Trabalho à frente da articulação com a prefeitura, Leonardo Osório Mendonça.
Representando o secretário municipal de Educação, Elias Santos, o assessor especial Jeferson Rodrigues destacou a importância do projeto. “Precisamos dizer as nossas crianças que o trabalho infantil é errado, e eu sinto que estamos no caminho certo. Agradecemos ao MPT pela oportunidade.”
Também participou do evento a representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco Jaciara Arruda.
MPT na Escola
De acordo com o procurador do Trabalho Leonardo Osório Mendonça, a metodologia do MPT na Escola também foi apresentada para os municípios de Ipojuca, Jaboatão, Nazaré da Mata, Pombos, São Lourenço da Mata e Recife. A expectativa é que as cidades apresentem os resultados.
“É na culminância que a gente pode ver o resultado da capacitação feita junto aos professores: crianças se apropriando dos direitos e exercendo a cidadania, com muita alegria”, disse.
Leonardo deseja, ao fim do primeiro ciclo de culminâncias, realizar um grande evento com todos os municípios para a apresentação dos resultados de cada um deles.