MPT Ambiental promove palestra sobre reciclagem de óleo de cozinha
Na quarta (11/10), às 10h, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco vai proporcionar uma palestra sobre reutilização de óleo de cozinha. O evento ocorre na sede da instituição e é realizado, através da Comissão de Gestão Ambiental, que vai aderir ao Programa Mundo Limpo Mundo Melhor, desenvolvido pela ASA Indústria e Comércio. O objetivo é oferecer um posto de coleta de óleo de cozinha usado na sede da unidade. O evento tem caráter interno e é aberto a todos os que trabalham no órgão.
Além de contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente, o projeto busca envolver todos que fazem o MPT, bem como suas famílias, pois o consumo desse óleo acontece em ambiente doméstico. A medida também ajudará o Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira (IMIP). Isso porque todos os recursos arrecadados com a coleta de óleo são revertidos para entidade que é referência em diversas especialidades médicas, sendo uma das estruturas hospitalares mais importantes do país.
Dados
Segundo a OilWorld, mais de 200 milhões de litros de óleos de cozinha são despejados por mês nas pias e cozinhas do Brasil. Depois de passar pelo esgoto, o óleo contaminado impede a penetração da luz solar na água, ocasionando morte de algas e peixes. Estima-se que 1 litro de óleo seja capaz de contaminar 20 mil litros d’água. Além disso, cerca de 45% dos gastos públicos com saneamento básico sejam relacionados a entupimentos relacionados ao óleo.
Mundo Limpo Vida Melhor
Há nove anos, o Programa Mundo Limpo Vida Melhor, da ASA Indústria e Comércio Ltda, faz a coleta de óleo. O programa reduz o impacto ambiental gerado pela população, evitando que o descarte do óleo seja realizado de forma inadequada no meio ambiente provocando danos à natureza e à saúde pública. O óleo de fritura despejado nos ralos e pias, gera problemas de higiene e mau cheiro para o local, servindo de fonte de alimento para insetos e roedores.
Além disso, o acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos causa entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimento das redes de coleta. Através da reciclagem, o estabelecimento reduz custos com limpeza da caixa de gordura e substituição de tubulações, se adequa as normas de órgãos ambientais e associa seu estabelecimento a uma imagem de responsabilidade socioambiental.
Tags: reciclagem, oleo de cozinha, ASA