Novo encontro do MPT na Escola reúne representantes de municípios

Nesta terça-feira (15), a sede do MPT-PE em Recife foi palco de um novo encontro do projeto MPT na Escola. Conduzido pela procuradora do Trabalho Jailda Pinto, a ideia foi apresentar as diretrizes da iniciativa, que promove capacitações de educadores pelo combate ao trabalho infantil no estado de Pernambuco.

 A reunião contou com cerca de 40 representantes de Gerências Regionais de Educação do estado e municípios do Grande Recife, Agreste e das Zonas da Mata Sul e Norte.

No encontro anterior, realizado em abril, cerca de 70 educadores participaram do primeiro ciclo do MPT na escola, no Recife. Já em Caruaru, outros 80 puderam participar. Nas oportunidades, os procuradores Ulisses Carvalho e Jailda Pinto falaram sobre o trabalho infantil, trazendo aspectos da legislação, explicando a atuação do órgão e ensinando a metodologia do projeto MPT na Escola.

Desta vez, a procuradora Jailda Pinto, titular em Pernambuco da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), apresentou no que consiste o MPT na Escola e salientou a importância dos municípios aderirem o projeto num país onde 2,6 milhões de crianças são expostas ao trabalho infantil. Na ocasião os gestores aproveitaram para tirar dúvidas e propor sugestões sobre MPT na Escola, além de articularem em conjunto as ações em seus respectivos municípios. A priori, cada município vai indicar cinco escolas em ordem de vulnerabilidade ao traballho infantil para participar da capacitação em outubro.

O treinamento vai apresentar a cartilha que será distribuída nas escolas, com sugestões de formas de se trabalhar o material na instituição de ensino. Também serão feitas explanações sobre as causas, consequências e mitos que envolvem o trabalho infantil.

A reunião foi conduzida pela procuradora do Trabalho Jailda Pinto.
A reunião foi conduzida pela procuradora do Trabalho Jailda Pinto.

Agreste e Sertão
No dia 30 de agosto, será a vez de municípios do interior se reunirem com o MPT, na unidade do órgão em Caruaru. Foram chamadas para conhecer o projeto as Gerências Regionais de Educação do Sertão do Moxotó-Ipanema, do Sertão do Alto Pajeú e do Sertão do Submédio São Francisco. Secretários de Educação dos Municípios de Ibimirim, Santa Terezinha, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Brejinho, Buíque, Carnaíba, Custódia, Flores, Itaíba, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Tabira, Tupanatinga e Tuparetama também foram convidados. A reunião está marcada para às 10h e tem coordenação do procurador do Trabalho Ulisses Carvalho, vice coordenador da Coordifância.

MPT na Escola
A iniciativa é um projeto nacional e tem conseguido atingir seus principais objetivos, como conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar, romper barreiras culturais, mitos e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Só em 2015, MPT na escola teve adesão de 392 municípios em todo o país, atingindo 3.607 escolas 34.153 professores e 649.418 alunos.

No programa, educadores ganham formação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, trabalho adolescente protegido, com a Lei do Aprendiz, e combate e prevenção do trabalho infantil. Os educadores também recebem orientações sobre como abordar o tema em sala de aula e são convidados a criarem planos de ação para suas escolas, na intenção de construir projetos, sempre acompanhados pelo MPT.

Para ter acesso a ata do evento da última terça-feira (15), clique aqui.

Os representantes dos municípios tiraram dúvidas sobre o funcionamento do MPT na Escola.
Os representantes dos municípios tiraram dúvidas sobre o funcionamento do MPT na Escola.
 

Tags: Trabalho Escravo, mpt na escola