MPT na Escola | Cerca de 70 educadores participam de capacitação no Recife
Professores do Recife e da região metropolitana estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (24) para aprender sobre o trabalho infantil. Eles se capacitaram na metodologia MPT na Escola, do Ministério Público do Trabalho. Ao todo, cerca de 70 educadores compareceram à atividade, realizada no auditório da Fundacentro. Nesta terça (25), é a vez dos professores do Agreste.
O treinamento foi conduzido pelos procuradores Ulisses Dias de Carvalho e Jailda Pinto. Eles falaram sobre o trabalho infantil, trazendo aspectos da legislação, explicando a atuação do órgão e ensinando a metodologia do projeto MPT na Escola.
Cartilhas orientativas foram distribuídas para cada representante de unidade escolar que participou da capacitação. Os professores saíram com a missão de multiplicar o conteúdo em suas unidades escolares. Em outro momento, eles vão apresentar a experiência desenvolvida ao MPT.
O procurador-chefe do MPT, José Laízio Pinto Júnior, prestigiou o evento.
Caruaru
Na terça (25), a partir das 9h, o MPT faz o mesmo treinamento em Caruaru, no espaço Sest/Senat. Foram chamados educadores de Agrestina, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Camocim de São Félix, Caruaru, Cumaru, Jataúba, João Alfredo, Panelas, Sairé, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, Tacaimbó e Taquaritinga do Norte.
MPT na Escola
A iniciativa tem conseguido atingir seus principais objetivos, como conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar, romper barreiras culturais, mitos e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Só em 2015, MPT na escola teve adesão de 392 municípios em todo o país, atingindo 3.607 escolas 34.153 professores e 649.418 alunos.
No programa, educadores ganham formação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, trabalho adolescente protegido, com a Lei do Aprendiz, e combate e prevenção do trabalho infantil. Os educadores também recebem orientações sobre como abordar o tema em sala de aula e são convidados a criarem planos de ação para suas escolas, na intenção de construir projetos, sempre acompanhados pelo MPT.
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