Dia de Combate aos Agrotóxicos | Alagoas, Bahia e Sergipe contam com presença do MPT e Fórum em audiências públicas
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Fórum Nacional de Combate aos Agrotóxicos participam de audiências públicas em Alagoas, na Bahia e em Sergipe. Em pauta, o uso de agrotóxicos em cidades desses estados, recentemente fiscalizadas pelo Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco/Ministério Público do Bahia.
Representando o Fórum e o MPT, o procurador Regional do Trabalho, Pedro Serafim. Ele estará em audiência pública, nesta quinta-feira (1º), às 14h, no auditório da Justiça Federal, em Paulo Afonso (Bahia). Na sexta (2), há dois encontros. Às 9h, em Sergipe e às 14h, em Alagoas.
As audiências são parte das ações da 39ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bahia e das Fiscalizações Preventivas Integradas dos Estados de Sergipe e Alagoas, realiza no período de 20 de novembro a 3 de dezembro.
Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos
Na madrugada do dia 3 de dezembro de 1984, a cidade de Bhopal, na região central da Índia, registrava a maior catástrofe da história da indústria química. Na tragédia, vazaram 27 toneladas do gás tóxico metil isocianato, químico utilizado na elaboração de um praguicida da Corporación Union Carbide, em uma zona densamente povoada.
Embora a empresa tenha se negado a contabilizar a dimensão do acidente, estima-se que já nas primeiras horas de 4 a 10 mil pessoas tenham morrido. Outras 200 mil foram intoxicadas pela nuvem de veneno. 25 mil casos de cegueira também foram registrados, num universo de cerca de 50 mil incapacitados para o trabalho.
Diante disso, a Pesticide Action Network (PAN), organização não governamental que atua contra os pesticidas, estabeleceu a data como forma de recordar as mortes e incentivar a luta contra os efeitos dos agroquímicos para a sociedade e o meio ambiente.
Tags: agrotóxicos, dia mundial de luta contra os agrotóxicos, fórum de combate aos agrotóxicos