Nova sede | Prédio é inaugurado em solenidade prestigiada
Na noite desta quarta-feira (19), foi inaugurada a sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, o Edifício Thereza Bitu, em cerimônia que reuniu diversas autoridades do mundo jurídico.
Compuseram o dispositivo de honra, além do procurador-chefe do MPT em Pernambuco, anfitrião da solenidade, José Laízio Pinto Júnior, o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury; o coronel do Exército, Lenilson Pfeifer, representando o Comando Militar do Nordeste; o procurador-chefe da Procuradoria da República em Pernambuco, Luiz Vicente Queiroz; o promotor de Justiça Militar em Pernambuco, Mário Porto, representando o Ministério Público Militar; a desembargadora do Trabalho, Eneida Melo Correia de Araújo, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região; o sub-procurador do Trabalho, Otávio Brito Lopes, representando o Conselho Nacional do Ministério Público; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, procurador do Trabalho, Ângelo Fabiano Farias da Costa.
O primeiro pronunciamento da noite foi de José Laízio que fez extenso agradecimento a todos que contribuíram mais diretamente para que a nova sede pudesse se concretizar.
“Quero registrar um preito de reconhecimento a todos os procuradores-chefes que nos antecederam, pedindo vênia para citar, tão somente, a homenageada, Thereza Bitu, e aqueles com os quais convivi a partir de meu ingresso na instituição há pouco mais de 20 anos, como servidor da casa: Valdir Carvalho, Everaldo Gaspar, Waldir Bitu, Janguiê Diniz, Manoel Goulart (de saudosa memória), Aluísio Aldo e Fábio Farias, que, a seu tempo e a seu modo, com seus erros e acertos, enfrentando as dificuldades e conjecturas próprias de suas épocas, propiciaram, a mim, importantes oportunidades de aprendizagem para o cumprimento da difícil e gratificante missão de gerir o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco”, disse.
Ainda discursaram o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, procurador do Trabalho, Ângelo Fabiano Farias da Costa, e o procurador geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury. Ambos destacaram a importância do MPT estar expandindo, com a conquista da nova sede, neste momento em que direitos sociais estão tão fortemente ameaçados.
A placa inaugural foi descerrada pelo procurador Regional do Trabalho, Waldir Bitu Filho, e o procurador de Justiça aposentado, Waldir Bitu, filho e viúvo de Thereza Bitu, respectivamente, em momento de grande emoção.
“Ela escreveu uma página brilhante na história da justiça social, nos momentos difíceis da vida brasileira, quando teve a oportunidade de comandar a regional. Com firmeza, talento e sensibilidade, angariou respeito e admiração sem precedentes. Todos os que a conheceram dão o testemunho de que ela era uma belíssima criatura humana, com relevante legado à instituição e ao país, sobretudo na solução de conflitos individuais e coletivos na área trabalhista”, disse Waldir Bitu Filho em seu discurso.
Encerrando a solenidade, o procurador-chefe, José Laízio Pinto Júnior, e o procurador geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, fizeram o desenlace da fita, inaugurando oficialmente o edifício.
Conhecendo as instalações
Após a solenidade, os convidados ainda puderam conhecer as novas instalações do MPT. A procuradora Regional do Trabalho Elizabeth Veiga fez as vezes, apresentando toda a estrutura situada no primeiro andar.
Presenças
A solenidade ainda registrou a presença de José Adelmy da Silva Acioli, juiz do trabalho e presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região; Eduardo Geovane De Freitas Leite, superintendente do Ministério do Trabalho em Pernambuco; Luiz Antônio de Melo, diretor da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo; Marcello Diniz Cordeiro, delegado e superintendente da regional da Polícia Federal em Pernambuco; Ricardo Diniz Silva, superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco. Juízes de Direito, desembargadores do Trabalho também compareceram ao evento.
Membros do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco e de outros estados também estiveram presentes, além de servidores e terceirizados da unidade.