Semana da Criança | Fórum marca período com exposição e marcha
Para marcar a semana da criança, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe) promove atividades para reforçar o combate à prática no estado. Nesta quinta (6) e sexta-feira (7), estará amostra no aeroporto do Recife a exposição “Trabalho infantil...até quando?”, com cartazes de campanhas produzidas na última década pela rede de proteção no estado. Na segunda-feira (10), é a vez da mensagem ganhar as ruas, em mais uma edição da marcha contra o trabalho infantil.
A exposição, realizada em parceria com a Infraero, estará organizada no térreo do aeroporto, próxima ao desembarque. Na quinta (6), na ocasião da abertura da exposição, haverá a apresentação de grupos infantis de cultura popular, tais como o Artrelando. Crianças do Movimento Pró-criança também estarão presentes. Tanto na quinta quanto na sexta, representantes das diversas instituições que compõem o Fepetipe estarão se revezando no aeroporto, distribuindo informativos e tirando possíveis dúvidas dos passageiros sobre o tema. A procuradora do Trabalho Jailda Pinto, titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, participa das atividades.
Marcha
A marcha Pernambuco contra o trabalho infantil acontece nesta segunda-feira (10). A concentração é às 13h30 na praça Osvaldo Cruz, na Boa vista. A saída está marcada para às 14h. O grupo partirá do local, sentido avenida Conde da Boa Vista, entrando na Rua da Aurora, atravessando a ponte Princesa Isabel. O encerramento será na Praça da República, quando o Fepetipe entregará carta ao Governo do Estado, cobrando mais medidas diante do problema.
A expectativa é que duas mil pessoas participem da caminhada, entre membros do fórum, estudantes da rede pública e demais que desejem se incluir ao grupo.
O objetivo da Marcha é conclamar a sociedade e órgãos de defesa de direitos a abrir os olhos para a causa do trabalho infantil no estado, uma vez que esse tipo de trabalho se dá de forma silenciosa e naturalizada. Além da visibilidade ao tema, a mobilização busca chamar a atenção da sociedade acerca de sua responsabilidade no combate ao trabalho infantil.
Números
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2015) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou o número de 3,3 milhões crianças e adolescentes em situação de trabalho na idade entre 5 a 17 anos trabalham no Brasil.
Só em Pernambuco, o valor corresponde a 109 mil crianças e adolescentes. Na região metropolitana do Recife os principais focos de trabalho infantil é o comércio ambulante, feiras livres, as borracharias e pequenos estabelecimentos.
Fepetipe
O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe) foi fundado no ano de 2000 e é um espaço permanente e democrático de articulação, sensibilização e mobilização composto por instituições governamentais e não governamentais da sociedade civil para a prevenção e erradicação do trabalho infantil em Pernambuco. São elas:
Canal Futura; Centro Acadêmico de Vitória da UFPE – CAV; Centro Brasileiro da Criança e do Adolescente - Casa de Passagem Ana Vasconcelos; Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social – Cendhec; Centro de Integração Empresa e Escola de Pernambuco – CIEE; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Estadual/PE; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Cabo de Santo Agostinho; Coletiva Mulher Vida; Escola Dom Bosco; Centro de Estudos e Pesquisas Sobre a Política da Criança e do Adolescente – GECRIA – UFPE; Instituto Dom Helder Câmara – IDHEC / Casa de Frei Francisco; Instituto José Ricardo Mães pela Igualdade; Organização de Auxílio Fraterno – OAF; Ministério do Trabalho e Emprego – MTE; Ministério Público do Trabalho – MPT; Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SDSDH – Olinda; Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SDSDH – Recife; Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude de Pernambuco – SEDSCJ; Secretaria de Educação de Pernambuco – SE-PE; Secretaria de Assistência Social – SEAS-Jaboatão do Guararapes; Sindicato das Domésticas; Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região; Visão Mundial do Brasil.
Tags: trabalho infantil, marcha, Fepetipe