Procurador integra mesa em congresso sobre acidentes, adoecimentos e sofrimentos no trabalho
O procurador Leonardo Osório Mendonça, do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, participa da 4ª edição do Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde. O evento ocorre de 22 a 26 de agosto, em São Paulo, e tem como objetivo discutir o tema “Acidentes, adoecimentos e sofrimentos do mundo do trabalho”. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).
Gestor da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT, o procurador integra a mesa “Organização, gestão do trabalho e violência moral”, junto com pesquisadores, especialistas e militantes da área.
O congresso reúne participantes de múltiplas inserções profissionais e sociais para discutir temas do mundo do trabalho e os impactos sobre a saúde e o meio ambiente. Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas (ALAL), Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Fundacentro e MPT foram os responsáveis pela organização do evento.
Entre os assuntos que serão abordados ao longo do encontro estão as ameaças à seguridade social, a desconstrução dos direitos do trabalho e saúde na América Latina e a questão dos direitos trabalhistas em tempos de crise econômica. Precarização das relações, migrações, catástrofes ambientais e invisibilidade do mundo do trabalho na mídia também serão discutidos.
A programação completa pode ser consultada neste link. Mais informações podem ser obtidas no site da Fundacentro.