Centenas de jovens comparecem à Feira de Aprendizagem de PE em busca de oportunidade

Mais de 800 jovens participam, desde a manhã de hoje (10), da 2ª Feira de Aprendizagem Profissional de Pernambuco, sediada no Centro de Convenções, em Olinda. O evento, promovido pelo Ministério do Trabalho e pelo Fórum de Aprendizagem de Pernambuco (Forap), entidade da qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco faz parte, segue até as 16h desta quarta-feira.

Durante a abertura, a procuradora do Trabalho Jailda Pinto, titular da Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), falou sobre a importância da aprendizagem. Por lei, empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente ao mínimo de 5% e ao máximo de 15% do seu quadro de funcionários.

A procuradora apresentou ao auditório repleto de adolescentes e jovens, empregadores, representantes de sindicatos patronais, conselhos tutelares e de entidades formadoras de aprendizes, números referentes ao trabalho infantil no Brasil. “A última Pnad aponta que mais de 3 milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando no país. Cerca de 83% das crianças exploradas pelo trabalho infantil têm entre 14 e 17 anos. Elas poderiam e deveriam estar na aprendizagem”, disse Jailda, que também citou estatísticas que mostram que, nos últimos 8 anos, 187 crianças foram vítimas fatais do trabalho infantil, além de mais de 20 mil terem sofrido acidentes graves de trabalho.


Ainda, ela relembrou que é mandamento constitucional que Estado, família e sociedade como um todo garantam, com prioridade absoluta, os direitos das crianças e dos adolescentes. “O fato de, nas primeiras horas da manhã de hoje, mais de 800 jovens e adolescentes terem saído dos mais diversos bairros buscando uma oportunidade é um alerta de que precisamos dar uma resposta a eles. A aprendizagem é garantia de cidadania para estas pessoas. Não podemos deixar que voltem de mãos vazias”, asseverou.


Além do MPT, participaram do evento o superintendente regional do Ministério do Trabalho (SRT/PE), André Luz Negromonte; a juíza do Trabalho Ana Freitas; a coordenadora de Fiscalização de Aprendizagem da SRTE/PE, Isabela Gonçalves; a presidente do Forap, Simone Brasil e a coordenadora do Forap, Ana Patrícia Gomes. O evento teve o apoio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Tags: coordinfância, forap