Abril Verde | Simpósio lembra Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho
Como forma de marcar o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, instituído em 28 de abril, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), do qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco é integrante, promove nesta data o simpósio “Sofrimento mental no trabalho: um inimigo silencioso”.
O evento tem início às 9h, no auditório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE) e é voltado para magistrados, servidores, advogados, entidades sindicais, profissionais da área de saúde, empresários, órgãos públicos e organizações não governamentais, além de estudantes das áreas de Direito, Saúde, Psicologia, Engenharia do Trabalho e Segurança do Trabalho.
As inscrições podem ser feitas pelo email mov28deabril@gmail.com, sendo necessário informar os seguintes dados: nome completo, empresa ou entidade, função e telefone. A participação no evento é gratuita e garante certificado com carga de 6 horas-aula.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3427.4566 ou 3427.4775.
Dia Mundial
O dia 28 de abril foi escolhido como data Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como forma de lembrar os 78 trabalhadores mortos após explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia, em 28 de abril de 1969. No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que nesse dia seja celebrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Getrin6
Além do MPT, integram o Getrin6 a Advocacia-Geral da União (AGU), Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Prefeitura Municipal de Olinda, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE) e o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).
Programação*
8h30 - Abertura
9h - Palestra "Meio Ambiente do Trabalho e Enfermidades Profissionais: os rituais do sofrimento e a morte lenta no contexto do trabalho livre/subordinado", por Fernanda Barreto Lira (doutora em Direito pela UFPE e membro da APDT).
9h50 - Palestra "Intervenções Psicossociais como Proposta de Promoção de Saúde Mental no Trabalho", por Laura Pedrosa Caldas (doutora em psicologia clínica nas instituições e psicóloga do trabalho).
10h40 - Painel "Adoecimento Mental nos Setores Bancário e de Transportes: reconhecimento e direitos sonegados", com Marcos Lisboa Miranda (médico do trabalho e auditor fiscal do MTPS) e Naldenis Martins (auditora fiscal do MTPS).
- Intervalo para almoço -
14h - Palestra "A Saúde dos Trabalhadores da Saúde", por Oscar Bandeira Coutinho Neto (coordenador do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas e professor do Departamento de Medicina Social da UFPE).
14h50 - Palestra "Estresse e Transtorno Mental: relação com o trabalho, por José Waldo Câmara Filho (médico psiquiatra e perito do INSS).
15h40 - Painel "Contemporaneidade: repercussões no psiquismo", com Andréa Guimarães Nunes de Oliveira (psicóloga clínica e especialista em psicologia social e da personalidade) e Luryaga Porto Farias (psicóloga clínica e mestre em psicologia clínica da PUC-SP)
17h - Encerramento
* Programação sujeita à alteração pela organização do evento