Fórum de agrotóxicos reconduz coordenação para biênio 2016/2017

Na última quinta-feira (28), por unanimidade, a coordenação do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos foi reconduzida para o biênio 2016/2017. Pelos próximos dois anos, continuam à frente da entidade o procurador Regional do Trabalho Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva (titular) e a procuradora Regional da República Fátima Aparecida Borghi (vice).

O secretário executivo é Luiz Cláudio Meirelles, servidor da Escola Nacional de Saúde Pública. A eleição foi realizada durante o encontro nacional da instituição, nos dias 27 e 28 passados, no Rio de Janeiro.

“Será um período de grandes desafios, em face da flexibilização do sistema regulatório em curso no país”, disse Pedro Serafim. Para encará-los, o grupo tratou no encontro de reestruturar as comissões do fórum. Atualmente estão funcionando as seguintes: Regulação, Comunicação e Articulação, Tutela e Acompanhamento.

No mesmo evento, durante a avaliação dos trabalhos, foi registrado o aumento do número de fóruns estaduais de combate aos agrotóxicos. De acordo com Serafim, é meta para a gestão a criação deles nos estados da federação em que ainda não existem. “São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Amapá e Rondônia estão nos nossos objetivos”, afirmou, ressaltando também que muito do crescimento no número deles nos últimos dois anos é resultado de projetos do Conselho Nacional do Ministério Público que tem articulado o tema conjuntamente com os ramos do órgão.

A próxima reunião do fórum será em 19 de abril em Porto Alegre. Mais informações pelo forumcombateagrotoxicos@gmail.com

 

 

 

Tags: forúm, agrotóxicos, coordenação