Conheça os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola
Foram divulgados, na última sexta-feira (25), os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2015. A premiação, que contempla os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por estudantes das escolas que participam do “Projeto MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil”, possui quatro categorias: conto ou poesia, esquete teatral, música e pintura.
A melhor produção literária é a da aluna Joana Patricia da Silva, da Escola Municipal Ranser Alexandre Gomes, situada em Garanhuns. Intitulado “Trabalho Infantil no Brasil: Uma Questão Social”, o texto foi orientado pela professora Kelly Cristina Jesus de Almeida. A melhor pintura e a melhor música são da Escola Municipal Maria do Socorro Pontes Braga, localizada no município de São Caetano, no agreste pernambucano. A arte de nome “(In)visíveis” foi produzida pelos alunos Halisson Moura da Silva, Aricélio Marcio da Silva, Samuel Augusto de Lemos Silva, Willames Cícero da Silva e Paola Brack de Almeida Santos. Já a canção “Sonhos Desperdiçados” foi composta pelos alunos Maria Gislene da Silva, Paulo Henrique Silva Macedo, Wendy Iasmin da Silva Pontes, Gabriel Ricardo da Silva e João Paulo Alves da Silva. Ambos trabalhos foram acompanhados pelos professores Claudio José da Silva Júnior, Aline Simplício da Silva e Maria Rúbia Viana de Freitas.
Os escolhidos participam agora da etapa nacional do prêmio, promovida pela Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília. A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza. O reconhecimento das melhores produções artísticas faz parte da Sessão Solene comemorativa dos 15 Anos da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância).
Prêmio MPT na Escola
O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo incentivar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, através do reconhecimento e divulgação dos melhores trabalhos produzidos pelos estudantes e da dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes. A abordagem do tema deve tomar como parâmetro a legislação nacional e internacional que versam sobre a matéria, em especial a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho, o Estatuto da Criança e do Adolescente, as Convenções da Organização Internacional do Trabalho e da Organização das Nações Unidas.
Confira abaixo os trabalhos gratificados:
Melhor produção literária: "Trabalho Infantil no Brasil: Uma Questão Social", de Joana Patricia da Silva.
Melhor música: "Sonhos Perdidos", de Maria Gislene da Silva, Paulo Henrique Silva Macedo, Wendy Iasmin da Silva Pontes, Gabriel Ricardo da Silva e João Paulo Alves da Silva.
Melhor pintura: "(In)visíveis", de Halisson Moura da Silva, Aricélio Marcio da Silva, Samuel Augusto de Lemos Silva, Willames Cícero da Silva e Paola Brack de Almeida Santos.
Tags: mpt na escola, vencedores