Amatra 6 conclui atividades do Trabalho, Justiça e Cidadania 2015

Juízes tiram dúvidas de alunos do bairro da Macaxeira, antes da culminância da iniciativa, que ocorre em outubro

Estudantes de escolas públicas da Zona Norte do Recife terão na tarde desta terça-feira (15) o último encontro de cidadania deste ano. O motivo é que a edição 2015 do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), depois de quatro meses de trabalho, chega ao fim com visita à Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no bairro da Macaxeira. Após o encontro, a iniciativa reunirá todos os alunos participantes novamente para a culminância do TJC, que acontece em outubro.
 
Durante todo o ano, os juízes fizeram o acompanhamento das escolas participantes. De princípio, fizeram capacitações com os professores das seis instituições participantes, replicando os conteúdos do tema do TJC deste ano: "Juventude e mobilização articuladas com Justiça e Educação, fortalecendo a Cidadania". Os educadores, então, passaram e incorporar lições de ética e cidadania às disciplinas convencionais da escola normal.
 
A sensibilização foi conferida pelos juízes durante visitas realizadas entre maio e setembro. Nos encontros, os magistrados puderam conferir apresentações culturais dos jovens, mostrando o que aprenderam sobre o tema do TJC. Além disso, a oportunidade veio para aproximar a Justiça do Trabalho dos alunos, que puderam tirar dúvidas diretamente com os juízes sobre legislação e curiosidades do universo trabalhista.
 
A última visita do ano, à Escola Miguel Batista, encerra o ciclo de ações em Pernambuco em grande estilo. Após o tira-dúvidas nela, o projeto se prepara para a sua culminância, que acontece dia 22 de outubro, no auditório da FIEPE, em Santo Amaro. “Todos os alunos que participaram este ano vão refazer suas interpretações e teremos a premiação dos melhores trabalhos, que serão apresentados em Brasília na culminância nacional do TJC”, explica a juíza Carmen Richlin, coordenadora do TJC em Pernambuco.
 
O clima aproveita para abrir caminhos às comemorações dos 10 anos do TJC em Pernambuco. O projeto Trabalho, Justiça e Cidadania é um programa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), criado em 2005. É aplicado em Pernambuco desde 2006, através da Associação dos Magistrados da Sexta Região (Amatra 6). Desde então, já foram 42 escolas atendidas em todo o Estado. Só em 2014, foram 35 mil jovens beneficiados com tira-dúvidas de conteúdos sobre ética, cidadania e trabalho.
 
Com informações da Amatra6