Projeto MPT Segurança e Saúde nas Escolas 2024: MPT em Pernambuco promove julgamento dos trabalhos inscritos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, por meio da Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco (Codemat), realizou, no último dia 29, o julgamento dos trabalhos inscritos na etapa estadual do Projeto Segurança e Saúde nas Escolas 2024. Foram avaliadas produções dos estudantes pernambucanos, nas categorias Conto e Desenho, de cinco municípios do Sertão do Araripe - Trindade, Araripina, Granito, Ouricuri e Exu.

Na primeira edição do projeto em Pernambuco, a iniciativa focou em instituições de ensino do Polo Gesseiro pernambucano, região de atuação estratégica do órgão ministerial. Participaram do projeto estudantes do 8º e 9º ano da Escola Hortêncio Pereira Lima, da Escola da Independência, da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, da Escola Nossa Senhora de Fátima e da Escola Padre Medeiros. Foram escolhidos os três melhores trabalhos em cada categoria.

A solenidade de escolha aconteceu na sede do MPT em Pernambuco. A Comissão Julgadora foi composta pela coordenadora regional da Codemat, a procuradora do Trabalho Adriana Gondim; pela coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto; a servidora do MPT em Pernambuco Isabela Oliveira; o servidor do MPT em Pernambuco Breno Mustafa; e o adolescente aprendiz da Escola Dom Bosco Mateus Vitor dos Santos Lira.

“Nosso objetivo é que nas escolas, assuntos ligados a acidentes e adoecimento laboral já sejam apresentados aos estudantes para, quando da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, elas já tenham noções dos riscos relacionados às atividades. O público do projeto são adolescentes e a comunidade escolar”, comentou Adriana Gondim, que revelou ainda que o projeto também tem como objetivo incentivar a criaçãode Comissões Interna de Prevenção de Acidentes (CIPAs) Escolares.

OS VENCEDORES

Na categoria desenho, o grande vencedor foi o desenho “A Vida é o Fim”, da estudante Kamilla Nogueira, da Escola Padre Medeiros, de Exu. O segundo e o terceiro lugar foram dados, respectivamente, a estudante Laiza Mariana Pompeu, da Escola Hortência Pereira Lima, do município de Trindade; e a estudante Anna Júlya Gomes, da Escola Independência, localizada em Araripina.

Na categoria conto, a história vencedora foi a “Bebê Chorona”, escrita pela estudante Talissa Lorrane Maciel, que estuda na Escola da Independência, em Araripina. O conto “O Garoto Novo”, escrito pelo estudante Paulo César Brandão, da Escola Nossa Senhora de Fátima, de Ouricuri, ficou em segundo colocado. O terceiro lugar foi para a aluna Maria Vitória da Silva, da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, de Granito, que escreveu o conto “Quem semeia sonhos, merece colher gratidão”.

Acesse aqui a Revista MPT em Quadrinhos nº 61, que trata do Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.