MPT prestigia lançamento da campanha “Criança é Cheia de Direito”, da Alepe

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto, prestigiou o evento de lançamento da campanha da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alpepe), que também dá título ao terceiro da coleção Alepinha Literária: “Criança é Cheia de Direito”. O evento aconteceu no último dia 17 de outubro, no auditório Sérgio Guerra, e reuniu deputados, representantes de instituições parceiras e crianças de cinco escolas e creches da rede municipal do Recife.

Na ocasião, Jailda Pinto reforçou, para as crianças presentes, que elas são, sim, cheias de direitos. “Vocês são tão importantes que têm uma lei, muito maior, que fala que todo mundo precisa encontrar um jeito de colaborar para garantir direitos de crianças e adolescentes”, destacou a procuradora do Trabalho. “Uma forma de pensar em cuidar de crianças e adolescentes é garantir para cada pai e cada mãe o direito a uma qualificação profissional para sustentar seus filhos. Onde não tem pobreza, não tem trabalho infantil. Se a gente quiser eliminar o trabalho infantil, precisamos acabar com a pobreza, dando emprego para os pais”, completou.

Além de Jailda Pinto, compuseram a mesa de honra do evento a coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância, a deputada Simone Santana; o superintendente-geral da Alepe, Isaltino Nascimento; a superintendente de Comunicação Social da Alepe, Helena Alencar; a promotora e coordenadora das promotorias da infância e da juventude do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Aline Arroxelas; e a coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe), Hosana Castro. Também participaram representantes do Projeto Cata-Vento e do Movimento Pró-Criança.

CAMPANHA

A campanha “Criança é Cheia de Direito”, que conta com apoio do MPT, iincluirá cartazes, adesivos e folders a serem divulgados em espaços públicos e de grande circulação, além de postagens a serem compartilhadas nas redes sociais. O principal objetivo da campanha é lembrar que as crianças e adolescentes são seres com muitos direitos, garantidos pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolscente (ECA). O direito ao não trabalho é um desses direitos, assim como ter acesso à educação, saúde e momentos de lazer.

ALEPINHA LITERÁRIA

O projeto Alepinha Literária é coordenado pela Superintendência de Comunicação Social (SCOM) da Alepe, desde 2023. O projeto tem como objetivo apresentar para as crianças assuntos sérios, de forma lúdica. O projeto já lançou dois livros: “Quem mora no palácio azul?” e “Os donos do parquinho”. O terceiro livro da série, “Cheia de direito” foi escrito por Carly Falcão e ilustrado por Laura Morgado. A obra tem como objetivo conscientizar os pequenos leitores de que crianças não podem trabalhar.