MPT em Pernambuco reúne centrais sindicais para apresentar projeto “Sindicalismo e Diversidade”


O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, por meio da Coordenadoria de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis), reuniu, hoje (07), centrais sindicais para apresentar o projeto “Sindicalismo e Diversidade”. A iniciativa nacional do MPT tem como objetivo provocar os sindicatos a pensarem, idealizarem e promoverem ações voltadas para grupos invisibilizados no mercado de trabalho. A audiência pública, realizada na sede do órgão ministerial, no Recife, foi conduzida pela coordenadora regional da Conalis, a procuradora do Trabalho Lorena Bravo, e contou com a participação do também procurador do Trabalho José Laízio Pinto.

“Não podemos mais resumir a imagem da classe trabalhadora a uma figura masculina, branca, no auge de sua força física, quando os sindicatos representam outras pessoas que não se enquadram nessas características, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, jovens idosos e pessoas LGBTQIAPN+. Os sindicatos precisam pautar esse debate internamente, dar atenção às necessidades desses grupos, bem como também abrir espaço para representações diferentes nos postos de lideranças dessas entidades”, comentou Lorena Bravo, que apresentou cláusulas de convenções coletivas inclusivas.
A procuradora do Trabalho propôs, ainda, a criação de um fórum estadual composto por representações dos trabalhadores e dos empregadores para ampliar as discussões. “A ideia é estabelecer um canal para estreitar esses dois mundos e que o MPT atue como mediador. Tratar a diversidade internamente, nos sindicatos, é o primeiro passo. Mas também é preciso transformar esse debate em direitos para trabalhadoras e trabalhadores”, explicou a coordenadora regional da Conalis. O próximo passo da Conalis, nesse sentido, é promover audiência pública com os maiores empregadores do Estado, convocando-os a integrar debate.

Participaram da audiência pública, representantes da Comissão de Direito Sindical e de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da União Geral dos Trabalhadores (UGT), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Central da Classe Trabalhadora Intersindical e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). Também compareceram representações dos Sindicatos dos Motoristas Oficiais do Estado de Pernambuco (SMOEPE), dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (SINDMETAL – PE).

PA-PROMO Nº 001760.2024.06.000/5