Saúde no Sertão: MPT em Pernambuco e UFPE promovem audiência pública em Ouricuri
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove, na próxima terça-feira (29) audiência pública que irá tratar sobre o registro e compartilhamento de informações relativas a acidentes e adoecimentos do trabalho no polo gesseiro do estado. A reunião acontece a partir das 9h no auditório da IX Geres, localizado no Centro de Ouricuri.
Na ocasião, a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente, do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco (Codemat), Adriana Gondim, convoca a Secretaria Estadual de Saúde e as Secretarias de Saúde dos Municípios de Ouricuri, Trindade, Araripina e Ipubi, além de unidades de saúde locais a colaborarem com o incremento de dados que possam subsidiar e orientar políticas públicas de promoção da saúde dos trabalhadores, a partir do registro de casos de Notificação Compulsória de Agravos à saúde do trabalhador no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os representantes da UFPE aproveitam a oportunidade para apresentar os resultados da pesquisa “Análise Epidemiológica da Saúde Respiratória da População do Sertão do Araripe-PE”.
A audiência faz parte de iniciativa do órgão ministerial, no âmbito dos projetos “Promoção da Regularização das Notificações de Acidente de Trabalho” e “Fortalecimento da Saúde do Trabalhador no SUS”, bem como do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Polo Gesseiro do Araripe. “Apesar da grandiosidade da cadeira produtiva do gesso do Sertão do Araripe, maior polo gesseiro do mundo, há ausência de dados relacionados a adoecimentos ocasionados pelo trabalho na cadeia produtiva. Por isso, o MPT tem desenvolvido diversas ações para o mapeamento do perfil de adoecimento em cada território e conscientização dos fatores de risco e prevenção ocupaciona. A parceria com a UFPE fortalece as ações do MPT e revela a necessidade de trabalho em rede com as vigilâncias em saúde do Estado e Municípios para a efetiva assistência clínica da população do Araripe”, comentou Adriana Gondim.
No mês de abril deste ano, o MPT em Pernambuco, em parceria com a UFPE e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade/UFPE), promoveram o “Dia D da Saúde do Trabalhador do Sertão do Araripe”. A iniciativa promoveu a realização de exames rápidos, além de oferecer vacinação e orientação para saúde para os trabalhadores da região. A ação fez parte das ações do Abril Verde, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Cerca de 150 trabalhadores de Araripina, Bodocó, Ipubi, Ouricuri, Trindade e região participaram da ação.
REVISTA EM QUADRINHOS
O lançamento da revista da revista em quadrinhos “Gesseiros: “Neve” no Sertão do Araripe”, 73ª publicação do projeto MPT em Quadrinhos foi outra das atividades programadas pelo MPT em Pernambuco para o Abril Verde, que dão destaque ao Polo Gesseiro pernambucano. A publicação conta a história de uma inspeção promovida por uma equipe do MPT, destacando a necessidade das empresas assegurarem um ambiente de trabalho seguro e saudável, com foco no setor gesseiro.
GRUPO DE TRABALHO
Atualmente, o órgão ministerial acompanha a implementação do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) 2030, desenvolvido em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Pacto Global das Nações Unidas. O MPT em Pernambuco ainda arrecadou cerca de R$ 800 mil, em pagamento de indenizações coletivas, destinados para ações transformadoras junto a órgãos e entidades que prestam serviços relevantes à sociedade.
MPT EM QUADRINHOS
Todas as edições do projeto "MPT em Quadrinhos" estão disponíveis para download aqui. Os interessados podem baixar e reproduzir as revistas. O projeto “MPT em Quadrinhos” é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo e já distribuiu mais de 5 milhões de exemplares em todo o Brasil. Temas como saúde e segurança no trabalho, assédio moral, direitos das gestantes, trabalho por aplicativos e aprendizagem profissional são alguns deles.