MPT em Pernambuco prestigia 2ª edição do Selo “Empresa Comprometida - Aprendizagem Com.Direitos”

Na última terça-feira (08), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto, participou da 2ª edição de entrega do Selo “Empresa Comprometida”. A cerimônia reconheceu 19 parceiros do projeto "Aprendiz Com.Direitos", que incentivam a inclusão de adolescentes no mercado de trabalho e promovem o aprendizado formal e protegido.

Em sua fala, Jailda Pinto destacou a importância da iniciativa, ressaltando que muitos adolescentes que se envolvem no tráfico de drogas ou são vítimas de exploração sexual, consideradas piores formas de trabalho infantil, começaram a trabalhar ainda na infância e estavam fora da escola quando foram expostos a essas situações, equivocadamente avaliadas como boas oportunidades. “Se as empresas cumprirem o mínimo de 5% de contratação de aprendizes, mais de 80% do trabalho infantil poderá ser erradicado”, afirmou a procuradora. Ela também reforçou a necessidade de reflexão sobre o papel de empresas e órgãos públicos, não como uma ação de caridade, mas como cumprimento da lei, no combate ao trabalho infantil e na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

Além da representante do MPT em Pernambuco, a 2ª edição de entrega do Selo “Empresa Comprometida - Aprendizagem Com.Direitos” contou com a presença do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), o desembargador Sérgio Torres; membros da equipe do projeto Freedom Fund Brasil; integrantes do Consulado dos Estados Unidos; da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRTb/PE); e representantes das 92 empresas e entidades concedentes e fundadoras do programa no estado de Pernambuco.

 

Procuradora Jailda fala sobre vítimas do trabalho infantil
Procuradora Jailda fala sobre vítimas do trabalho infantil