MPT em Pernambuco participa do Fórum Pernambucano de Vigilância Sanitária
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente, do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), Adriana Gondim, participou do Fórum Pernambucano de Vigilância Sanitária: Inovações e Estratégias Locorregionais para Enfrentamento dos Desafios Contemporâneos. O evento aconteceu no último dia 10 de setembro no auditório da Unidade da Zona Sul da Uninassau.
Promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o evento fez alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, lembrado todo dia 5 de agosto. O encontro contou com palestras que trataram sobre a importância da vigilância sanitária de produtos para garantir a qualidade dos serviços de saúde e a segurança dos pacientes. Os desafios e perspectivas da vigilância sanitária na contemporaneidade, com ênfase no gerenciamento de benefícios e riscos, bem como a vigilância de ambientes e processos de trabalho, também foram tema de debate.
Na ocasião, a procuradora do Trabalho destacou as iniciativas da Apevisa no fortalecimento das ações de saúde e segurança no trabalho, especialmente no que diz respeito à formação de equipes para a investigação de acidentes laborais e à criação do Comitê Estadual de Investigação de Acidentes Graves de Trabalho. A procuradora ressaltou, ainda, a importância da parceria interinstitucional nessas iniciativas.O fórum reuniu representantes de vigilâncias sanitárias de diversos municípios do estado, além de representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).