Reconecta debate inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Brasília – Teve início nesta quarta-feira (18) a terceira edição do evento Reconecta, que neste ano tem como tema “Abrindo caminho para o amanhã”. A iniciativa busca ampliar o debate sobre inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e divulgar vagas de trabalho para esse grupo oferecidas por empresas de diversas regiões do país.
Na abertura do evento, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, destacou que incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a diferença. “Nosso objetivo é ter uma sociedade livre de preconceitos uma sociedade inclusiva e que é urgente a conscientização para os direitos da pessoa com deficiência”, afirmou o PGT.
A vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, destacou que o evento mostra o compromisso do Ministério Público do Trabalho (MPT) na promoção da conscientização sobre as capacidades humanas e, principalmente, de trabalho de todas as pessoas com deficiência. “Essa terceira edição também tem o compromisso de conscientizar as empresas de todos os setores econômicos sobre a necessidade de terem ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos”, destacou a vice-PGT.
Segundo a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, Danielle Olivares Corrêa, a luta das pessoas com deficiência para inclusão e para a efetiva fruição dos direitos fundamentais em condições de igualdade é histórica e, infelizmente, ainda não teve êxito. “O Reconecta foi concebido justamente para conectar as pessoas com deficiência a todos os espaços sociais, como na educação, na cultura, no lazer, nos esportes, na saúde e no trabalho”, disse a coordenadora nacional da Coordigualdade.
A mesa de abertura também contou com a participação da presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, do diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil, Vinícius Carvalho Pinheiro, do corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, e do presidente da Associação Nacional dos Membros e das Membras do Ministério Público de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (AMPID), Waldir Macieira da Costa Filho.
A programação nacional do evento ocorreu nesta quarta-feira (18) trouxe painéis sobre temas como a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o programa “Viver Sem Limites”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a implementação do “Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM) e o modelo único de avaliação” e as barreiras a serem superadas.
O Reconecta retorna nesta quinta-feira (19) com atividades realizadas pelas regionais do MPT.
Acesse o site do Reconecta para ver a programação completa do evento e o mural de vagas de emprego.
Reconecta – Com o objetivo de efetivar a Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, o MPT no Espírito Santo (MPT-ES) lançou em 2018 o Projeto Reconecta no estado. A iniciativa promoveu ambiente de intensa imersão ao mundo das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e contribuiu na ampliação do debate sobre inclusão e acessibilidade. O sucesso tanto dessa edição quanto da edição realizada em 2019 fez com que o Reconecta se tornasse uma iniciativa nacional em 2020.
COM INFORMAÇÕES SECOM PGT