Dia Internacional do Jovem Trabalhador é comemorado com abraço simbólico no Rio Capibaribe
Para marcar as comemorações alusivas ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, o Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional (Forap) realiza nesta sexta-feira (24) o “Abraça Capibaribe”. Na ocasião, adolescentes e jovens contratados na condição de aprendizes por empresas privadas e públicas vão dar um abraço simbólico no Rio Capibaribe. Isso porque o tema escolhido para ser trabalhado este ano é Responsabilidade Ambiental: mudanças de atitudes e formação de novos hábitos de utilização dos recursos naturais. A expectativa é reunir um grande número de adolescentes e jovens, além da sociedade em geral.
A concentração para o evento terá início às 8h, no Parque Treze de Maio. De lá, irá se caminhar pela Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Ponte de Ferro, Rua da Aurora e Ponte Duarte Coelho. O abraço compreende as ruas da Aurora e do Sol com as pontes Duarte Coelho e de Ferro.
A organização e os jovens também vêm se articulando a partir das redes sociais, onde estarão divulgando o evento através da hastag #abracacapibaribe de forma que as pessoas possam compartilhar mensagens nas redes sociais alusivas ao evento.
O objetivo é celebrar a passagem do Dia Internacional do Jovem Trabalhador, assim como estimular os jovens a mudanças de atitudes e a formação de novos hábitos de utilização dos recursos naturais.
Aprendizagem em Pernambuco
A aprendizagem profissional é estabelecida pela Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005. Estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos (a idade máxima não se aplica a aprendizes com deficiência). Em Pernambuco existe uma média de 40 mil vagas para aprendizes, mas apenas 14 mil preenchidas.
O programa de aprendizagem é desenvolvido a partir da formação técnico-profissional metódica compatível com o desenvolvimento físico, moral, psicológico e social do jovem caracterizados por atividades teóricas e práticas.
Forap
O Forap não possui personalidade jurídica própria, constituindo-se como um espaço de articulação social de entidades governamentais e não governamentais e privadas, assim como organizações sociais, e tem por finalidade desenvolver, apoiar e propor ações voltadas para a inclusão digna e segura de jovens como aprendizes em Pernambuco, em especial aqueles encontrados em situação irregular de trabalho infantil, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade. O MPT em Pernambuco é uma das instituições que fazem parte.
Tags: jovem aprendiz, #abracacapibaribe, forap, dia internacional do jovem trabalhador