MPT em Pernambuco conscientiza sobre combate ao trabalho infantil em ação da PRF no São João
Nos último dias 28 e 29 de junho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco uniu forças com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação, no Pátio do Forró de Caruaru, de conscientização sobre a importância do combate ao trabalho infantil durante as festividades juninas. Na ocasião, o órgão ministerial foi representado pela coordenadora regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Jailda Pinto, e pela procuradora da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Caruaru, Vanessa Griz.
As procuradoras estiveram presentes na Carreta Cinema Rodoviário da PRF, um veículo especialmente adaptado para palestras e atividades lúdicas de educação viária. Durante todo o dia, palestras informativas foram realizadas no veículo, estacionado na Rua Armando da Fonte, 15, no bairro Maurício de Nassau.
Em exposição na Carreta Cinema PRF, Jailda Pinto destacou o aumento de casos de trabalho infantil durante épocas festivas, sobretudo em grandes polos de festa, como Caruaru. Ela relatou que nesses momentos, crianças e adolescentes são frequentemente vistos pedindo esmolas ou vendendo produtos nas ruas. Ela enfatizou que essas práticas configuram uma das piores formas de trabalho infantil, expondo crianças e adolescentes a maior risco de casos de exploração sexual, tráfico de entorpecentes e outros graves perigos.
Para identificar os pontos de maior vulnerabilidade à exploração do trabalho infantil durante o São João de Caruaru, a PRF e o MPT realizaram um sobrevoo da cidade. “Essa iniciativa possibilitou uma visão estratégica para direcionar ações de combate à exploração infantil durante o período de São João, bem como em outras épocas do ano”, pontuou Jailda Pinto.
CARRETA PRF
A Carreta Cinema da PRF tem capacidade para 48 pessoas por sessão. Possui toda a estrutura de uma sala de cinema, como sistema de projeção, poltronas, ar-condicionado, banheiros e até mesmo máquina de pipocas. As sessões duram cerca de 40 minutos, quando são apresentados vídeos sobre segurança no trânsito e outros temas de interesse da instituição.
COM INFORMAÇÕES DA PRF