Procuradora do MPT em Pernambuco lança livro sobre situação dos trabalhadores em Plataformas Digitais
A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Vanessa Patriota, lançou, na última semana, o livro “Subordinação (Mal) Camuflada: A Dominação Capitalista no Trabalho em Plataformas Digitais”. A obra é fruto da tese de doutorado da procuradora do Trabalho, que se dedica institucionalmente e academicamente às questões ligadas às fraudes trabalhistas.
“O livro oferece uma análise profunda sobre o trabalho plataformizado, revelando as complexas relações entre empresas e trabalhadores, demonstrando como o sistema capitalista revoluciona a tecnologia e a organização produtiva para perpetuar a exploração dos trabalhadores, aumentar a acumulação de riqueza e expandir o mercado”, explica Vanessa Patriota. “A capa do livro simboliza essa realidade: embora os trabalhadores acreditem dirigir suas vidas, na verdade, eles são parte de uma engrenagem imposta pelo capitalismo”, acrescenta a procuradora do Trabalho.
No livro a procuradora explica como, sob a fachada do empreendedorismo, as empresas escondem a subordinação existente nas relações de trabalho plataformizadas. O prefácio é do sociólogo Ricardo Antunes. Nas orelhas, há comentários da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região (TRT1) Carina Bicalho; do juiz do Trabalho e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Hugo Melo; e do também professor da UFPE e procurador Regional do Trabalho aposentado Everaldo Gaspar.