MPT na Escola 2024: Coordinfância promove capacitação regional em Pernambuco
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, por meio da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) reuniu, nesta terça-feira (23), representantes de 27 municípios do Estado para capacitação regional do Projeto MPT na Escola. O encontro aconteceu na sede do órgão ministerial, no Recife, e contou com a participação de educadores e gestores de educação dos municípios participantes da ação. A coordenadora regional da Coordinfância, Jailda Pinto, ministrou a capacitação.
Na ocasião, Jailda Pinto explanou sobre a atuação do MPT contra o trabalho infantil e apresentou os eixos do Programa Resgate a Infância, focando no Eixo Educação, no qual está inserido o MPT na Escola. Ela também dissertou sobre os riscos e consequências do trabalho infantil, além dos mitos que envolvem o tema e sugeriu conteúdos para os professores tratarem o tema em sala de aula com os estudantes. Na oportunidade, os participantes também participaram receberam cartilha, revista e banner do projeto e tiraram dúvidas sobre o edital do projeto.
“O MPT na Escola não existe sem os educadores. O prêmio e a competição, na verdade, são apenas os meios para, juntos, multiplicarmos informações verdadeiras e relevantes sobre a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, ampliando o combate ao trabalho infantil e promovendo a aprendizagem profissional. O MPT atua para garantir a formação continuada dos profissionais da educação e fomentar o desenvolvimento de atividades sobre o tema nas escolas e essas capacitações são fundamentais nesse processo”, comentou Jailda Pinto.
Essa é a segunda edição do MPT na Escola em Pernambuco. No ano passado, o projeto contou com o envolvimento de 30 municípios e 307 escolas. Mais de 1200 professores e 24 mil estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental participaram da iniciativa. “A receptividade no primeiro ano do MPT na Escola foi muito positiva. Do litoral ao Sertão do Estado percebemos a empolgação das comunidades escolares em participar do projeto. Esse ano queremos expandir ainda mais a implementação do projeto no Estado”, destacou a coordenadora regional da Coordinfância.
O PRÊMIO
O Projeto MPT na Escola premia os melhores trabalhos artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. Este ano, concorrem estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental, com produções que tratem sobre a importância do combate ao trabalho infantil nas modalidades Conto, Desenho, Música e Poesia. O projeto acontece em três etapas: local, estadual e nacional.
RESGATE A INF NCIA
O Projeto Estratégico "Resgate a Infância" é uma realização nacional do MPT, por meio da Coordinfância, e possui três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O Projeto MPT na Escola faz parte do eixo educação. A iniciativa tem como principais objetivos prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente