Projeto “MPT em Quadrinhos” lança 73ª edição
Durante o Abril Verde, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco traz luz a situação dos trabalhadores do Polo Gesseiro ao promover o lançamento da 73ª edição do projeto MPT em Quadrinhos: “Gesseiros: “Neve” no Sertão do Araripe”, nesta sexta-feira (19), a partir das 10h, na sede do MPT em Pernambuco. A publicação destaca a necessidade das empresas assegurarem um ambiente de trabalho seguro e saudável, com foco no setor gesseiro.
O maior polo gesseiro do mundo é de Pernambuco. Mais de 80% do gesso utilizado no país é produzido no estado. E apesar do inestimável valor para a economia dos municípios situados no Polo Gesseiro - Araripina, Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade - e para o todo o estado, ainda há muita luta para viabilizar um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os trabalhadores do Sertão do Araripe. Onde o gesso é considerado ouro, a saúde e a segurança ainda não é a realidade de todos.
Desde 2015, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias para os trabalhadores do setor, que sofrem, sobretudo, com a exposição excessiva à poeira do gesso, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e condições sanitárias inadequadas. Estima-se que essa atuação já beneficiou mais de 5 mil trabalhadores.
MPT EM QUADRINHOS
Todas as edições do projeto "MPT em Quadrinhos" estão disponíveis para download aqui. Os interessados podem baixar e reproduzir as revistas. O projeto “MPT em Quadrinhos” é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo e já distribuiu mais de 5 milhões de exemplares em todo o Brasil. Temas como saúde e segurança no trabalho, assédio moral, direitos das gestantes, trabalho por aplicativos e aprendizagem profissional são alguns dos temas disponíveis.
GRUPO DE TRABALHO
Atualmente, o órgão ministerial acompanha a implementação do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) 2030, desenvolvido em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Pacto Global das Nações Unidas. O MPT em Pernambuco ainda arrecadou cerca de R$ 800 mil, em pagamento de indenizações coletivas, destinados para ações transformadoras junto a órgãos e entidades que prestam serviços relevantes à sociedade.