• Informe-se
  • Notícias do MPT PE
  • MPT em Pernambuco e Federação Pernambucana das Associações de Karate firmam parceria no combate ao Trabalho infantil

MPT em Pernambuco e Federação Pernambucana das Associações de Karate firmam parceria no combate ao Trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, por meio da Coordenadora Regional de Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Coordinfância), firmou parceria com a Federação Pernambucana das Associações de Karate (FPAK) para articular ações conjuntas de proteção à infância. Em reunião, a procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordinfância, Jailda Pinto, e o diretor social da FPAK, o sensei Flávio Barros, foram discutidas algumas iniciativas.

A primeira participação aconteceu no último domingo (03)
A primeira participação aconteceu no último domingo (03)

Na ocasião, foram sugeridas estratégias de sensibilização para tratar sobre temáticas que cercam a proteção à infância, em especial o enfrentamento à violência sexual e ao trabalho infantil, com filiados, atletas e famílias integrantes da FPAK. “A sensibilização é um processo contínuo Precisamos desnaturalizar a violação dos direitos que asseguram a educação e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Uma parceria como essa é muito importante para o Ministério Público do Trabalho ”, pontua Jailda Pinto.

Entre as atividades pensadas pela procuradora do Trabalho e pelo representante da FPAK, foi articulado a presença do MPT em Pernambuco em campeonatos regionais de Karate. A primeira participação aconteceu no último domingo (03), durante a etapa pernambucana do Campeonato Open Nacional 2023, evento integrante do Circuito Open Nacional da Confederação Brasileira de Karate (CBK), realizado no ginásio esportivo do Parque Santos Dumont, localizado no bairro de Boa Viagem, no Recife.

FPAK

A Federação Pernambucana das Associações de Karate (FPAK) é uma entidade sem fins lucrativos que promove a massificação do karate, como esporte e inclusão social. Instituída em 2016, a federação surgiu da insatisfação de vários professores, com a situação que se encontrava o Karate de Pernambuco. Hoje, o karate de Pernambuco ocupa a 3ª colocação no Ranking Nacional de Karate.