Culminância do Projeto do MPT na Escola no Cabo de Santo Agostinho
O Cabo de Santo Agostinho promoveu, no último dia 04, a culminância do Projeto MPT na Escola. Na ocasião, estudantes de três escolas da rede municipal de ensino apresentaram os melhores projetos artísticos e culturais que abordaram a temática do combate ao trabalho infantil. O evento foi promovido pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o órgão ministerial.
No Cabo de Santo Agostinho, as melhores produções artísticas ficaram com a Escola Municipal Professor José Pantaleão Dutra Junior, Escola Municipal Armínio Guilherme dos Santos e Escola Municipal Dr. Eudes Sobral. A Secretaria de Educação presenteou cada unidade de ensino com um notebook.
O Projeto MPT na Escola 2023 é uma iniciativa do Projeto Resgate à Infância - Eixo Educação. A iniciativa possui três etapas. A primeira é a municipal, quando as Secretarias Municipais de Educação selecionam os trabalhos que irão representar a cidade nas modalidades: conto, poesia, música e desenho. A segunda é a etapa estadual, quando uma comissão julgadora escolhe os melhores trabalhos em cada categoria local e escreve o primeiro colocado de cada uma na última etapa, a nacional.
“O MPT na Escola busca romper com as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Fico muito satisfeita em perceber que os alunos do Cabo de Santo Agostinho atingiram o objetivo do projeto”, comentou a procuradora do Trabalho e coordenadora de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Jailda Pinto.
MPT NA ESCOLA
O Prêmio MPT na Escola premia os melhores trabalhos artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. Este ano o concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Participam do projeto, estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental, com produções que tratem sobre a importância do combate ao trabalho infantil. O projeto acontece em três etapas: municipal, estadual e nacional.
RESGATE A INFÂNCIA
O Projeto Estratégico "Resgate a Infância" é uma realização nacional do MPT, por meio da coordenadoria regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), e possui três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O MPT na Escola faz parte do eixo educação do respectivo projeto. O objetivo geral é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.