Reunião do Getrin6 discute principais ações do grupo em 2015
Na última quinta-feira (26), o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) se reuniu para organizar o calendário de ações ao longo de 2015. O encontro que teve a participação da procuradora do Trabalho Janine Rego de Miranda, como representante do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE).
O objetivo do Getrin6 é desenvolver em Pernambuco as diretrizes do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O também chamado Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e visa a execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
O Getrin6 é composto, além do MPT-PE, da Advocacia-Geral da União (AGU), Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Prefeitura Municipal de Olinda, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE) e o TRT-PE.
Calendário e novo encontro
O Getrin6 já está com o calendário base pronto, mas ainda faltam ser definidos o dia e a temática de alguns eventos. Os detalhes serão acertados em novas reuniões que ocorrerão ao longo de 2015.
O próximo encontro está marcado para o dia 13 de março onde será definida a ação do grupo para o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado em 28 de abril e a organização de seminário previsto para Maio em Petrolina. Para março já está agendada pelo Tribunal uma caminhada, que ainda terá seu dia divulgado.
Uma panfletagem está marcada para junho. Em agosto, existe previsão de seminário para Caruaru. Já nos meses de outubro e novembro, estão agendados, respectivamente, um passeio ciclístico e um Congresso.