MPT em Pernambuco inaugura Memorial

Na tarde desta sexta-feira (03), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco inaugurou as instalações do memorial da instituição. A solenidade, que contou com a presença do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, ocorreu na sede do órgão ministerial no Recife. O evento reuniu estagiários, membros, servidores e terceirizados do MPT, membros da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), além de diversas personalidades do mundo jurídico e outras autoridades.

Em seu discurso, a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim, destacou a importância de um espaço dedicado à expressão da identidade e pertencimento do órgão e agradeceu aos envolvidos no projeto. "As instituições se constroem diuturnamente pelo esforço de variados atores. Assim é que “mãos à obra” constituímos uma valente e devotada comissão para desenvolver uma galeria interativa de Memorial, com programação híbrida, englobando painéis virtuais e acervo físico, em um formato moderno e de vanguarda, que garante a nossa síntese histórica e permite a constante atualização da nossa memória com foco, inclusive, no futuro", expressou.

 A procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim destacou a importância de um espaço dedicado à expressão da identidade e pertencimento do órgão. Foto: Dandara Marques
A procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim destacou a importância de um espaço dedicado à expressão da identidade e pertencimento do órgão. Foto: Dandara Marques

Na ocasião, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, refletiu sobre como o passado é um instrumento de transformação para o futuro. "De maneira bastante simbólica, ao inaugurar o memorial do MPT em Pernambuco, vamos refletir sempre o passado como matéria prima para o futuro. Como diria Hannah Arendt, 'nunca foi o passado, mas o futuro. Não o que se foi, mas o que será'. Caminhemos sempre para frente. Já que é possível, que nós possamos cada dia atualizarmos a nossa história em solo pernambucano", disse. O procurador-geral também elogiou os esforços da Regional para garantir os direitos dos trabalhadores.

O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, refletiu sobre como o passado é um instrumento de transformação para o futuro. Foto: Dandara Marques.
O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, refletiu sobre como o passado é um instrumento de transformação para o futuro. Foto: Dandara Marques.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, prestigiou o evento e parabenizou os esforços do MPT em Pernambuco. "O Ministério Público do Trabalho aqui no Estado vem atuando, ao longo dos anos, para mudar a história de vida das pessoas e garantir os direitos trabalhistas. Esse compromisso com o rigor da lei, com bom senso e senso de justiça é fundamental para avançar nas relações trabalhistas. Esse memorial é importante não apenas para o presente, mas para o futuro também", congratulou.

Para a vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva, o espaço reforça a missão do órgão ministerial. "A ANPT deseja que esse memorial perpetue em todos nós o sentimento de pertencimento ao MPT. Que fortaleça o ânimo para que, com vigor e coragem, desempenhamos nossos mistérios constitucionais, que são principalmente, contribuir para a concretização dos direitos fundamentais, dos objetivos fundamentais da república e para a promoção da justiça social", pontuou. Já o servidor do MPT em Pernambuco, Edney Gomes, mencionou o mérito dos servidores neste projeto. Para ele, o espaço será um lembrete da relevância do órgão ministerial e, consequentemente, um alento nos dias cansativos.

O procurador do Trabalho aposentado, Antônio Henrique Ellery, também participou do evento e mencionou, de forma particular, sua alegria em participar da inauguração da nova instalação no estado. Antônio Ellery já fez parte do quadro de procuradores da Regional. "Voltar a esse estado que amo e encontrar tantas mudanças maravilhosas é prazeroso. Principalmente pelo fato de ter tantas mulheres à frente do governo estadual e da chefia desta procuradoria", disse.

Na cerimônia de inauguração, o servidor do MPT em Pernambuco, Edney Gomes de Sá Carvalho, evidenciou o quanto a homenagem é justa. "Devemos lembrar que essa dedicação e compromisso não seriam possíveis sem o trabalho incansável dos servidores do Ministério Público do Trabalho. É fundamental que valorizemos esses profissionais que trabalham diariamente para garantir que nossos membros possam exercer suas funções de maneira eficaz e justa", completou.

Compuseram o dispositivo de honra, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim; a vice-governadora do Estado, Priscila Krause, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Nise Pedroso; a vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ngelo Fabiano Farias da Costa; e o servidor do MPT em Pernambuco Edney Gomes de Sa Carvalho.

O evento reuniu estagiários, membros, servidores e terceirizados do MPT, membros da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), além de  diversas personalidades do mundo jurídico e outras autoridades.
O evento reuniu estagiários, membros, servidores e terceirizados do MPT, membros da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), além de diversas personalidades do mundo jurídico e outras autoridades.

O MEMORIAL

O espaço é dedicado à memória da instituição e conta com instalações que abordam a atuação do MPT em Pernambuco, bem como as relações de trabalho em Pernambuco. Na ocasião, os visitantes puderam conhecer as três instalações interativas que apresentam os procuradores que passaram pela regional na Galeria de Procuradores; entender os detalhes da criação do MPT no Brasil e no Estado, bem como a memória do progresso institucional na Linha do Tempo; além de conferir as principais atuações das coordenadorias regionais.

A REGIONAL

O MPT Pernambuco compreende a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT6) e as Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs) de Caruaru, no Agreste do Estado, e de Petrolina, no Sertão do Araripe. Criada em 16 de novembro de 1956, a regional foi uma das primeiras instituídas no país. Entre as ações de destaque do MPT em Pernambuco, podemos listar a atuação no polo gesseiro, no combate ao trabalho infantil e no resgate de pessoas em situação análogas à escravidão.