MPT NA ESCOLA: Pernambuco reúne secretarias municipais para apresentar o projeto

A procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINF NCIA), Jailda Pinto, deu início às atividades do projeto MPT na Escola, em Pernambuco, no último dia 6. Na data, foram realizadas duas reuniões preliminares com representantes das secretarias de educação dos municípios que irão participar da iniciativa.

Nas ocasiões, a coordenadora regional apresentou o Eixo Educação – MPT na Escola do Projeto Resgate a Infância, tratou do Prêmio MPT na Escola e dos seus regulamentos nacional e regional. “A premiação faz parte do eixo educação do programa Resgate à Infância. Nele, serão premiados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes participantes. E apesar de já termos participado do MPT na escola anteriormente, este ano será a primeira vez que Pernambuco irá concorrer nacionalmente junto a outras regionais”, destacou.

A próxima atividade do MPT na Escola é a capacitação nacional virtual, que acontece no próximo dia 10 de março. O treinamento será transmitido pelo canal TVMPT do YouTube. Na ocasião, serão discutidos os temas abordados pelo projeto, bem como passadas as informações necessárias para a implementação do MPT na Escola nos municípios interessados. Todos os educadores e educadoras podem acompanhar e tirar dúvidas ao vivo. Para participar da live, basta clicar aqui.

Nos dias 28, 30 e 31 de março acontecem capacitações regionais, de forma presencial. A primeira será no Recife, no auditório da sede do MPT em Pernambuco. No dia 30 de março será a vez de Petrolina e dos municípios do Polo Gesseiro.

INSTAGRAM

Para facilitar o contato com as escolas participantes do projeto MPT na Escola 2023 em Pernambuco, criar engajamento e inspirar outros municípios, a Coordinfância regional criou o perfil @mpt.na.escola.prt06 no Instagram. Lá serão divulgadas as atualizações sobre o andamento do projeto no estado.

O PROJETO

O Prêmio MPT na Escola 2023 é uma iniciativa do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, que faz parte da COORDINF NCIA do MPT. A iniciativa premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. O edital com o regulamento nacional do Prêmio MPT na Escola 2023 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” foi publicado no último dia 18 de janeiro. Para acessar, clique aqui.

Este ano o concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho e poderão concorrer alunas e alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. O projeto acontece em três etapas: local, estadual e nacional.