Atuação do MPT em Pernambuco é tema de publicação premiada em mostra do Ministério da Saúde

A articulação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest Regional Recife) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, para atuar nas denúncias de empresas que não cumprem os protocolos de Covid-19 vigentes no estado, rendeu pesquisa premiada pelo Ministério da Saúde. O estudo "O diálogo interinstitucional em ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador no enfrentamento do Sars-cov-2 na abrangência do Cerest Regional Recife" foi primeiro colocado do eixo temático "Emergências em Saúde Pública", na 1ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS. 

“O trabalho que desenvolvemos junto ao Cerest, desde o início da pandemia, foi muito importante para a sociedade. Esse prêmio nos enche de orgulho e satisfação”, comentou a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Adriana Gondim. A partir de denúncias de descumprimento dos protocolos da Covid-19, recebidas pelo MPT em Pernambuco, o Cerest visitou os locais e averiguaram a situação das empresas. O Cerest, então, dava início às investigações sobre as denúncias e compartilhava todas as informações com o MPT em Pernambuco, que tomou providências a partir do relatório passado previamente.


A mostra aconteceu entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2022, em Brasília. Mais de 200 trabalhos foram inscritos, mas apenas sete foram premiados. A premiação tem como objetivo dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas voltadas para a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). Além do eixo temático de “Emergências em Saúde Pública”, a mostra também tem as categorias “Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador”; “Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho”; “Participação comunitária e Controle Social em Saúde”; “Educação, Comunicação e Informação em Saúde”; “Vigilância Popular em Saúde do Trabalhador”; e “Apoio Matricial em Vigilância em Saúde do Trabalhador”.

CEREST

O papel dos Cerests regionais é dar suporte a toda a rede de abrangência no que se refere à saúde do trabalhador. Os centros auxiliam os municípios e atendem todos os níveis de saúde, desde o nível menor, como uma unidade básica de saúde, por exemplo, à um hospital de maior complexidade, orientados os profissionais para que seja feita a devida correlação do adoecimento com a prática laboral, gerando notificações e desenvolvendo atividades preventivas.