Empossada nova gestão do TRT6. Membros do MPT prestigiam solenidade
Em cerimônia realizada no Teatro Luiz Mendonça, nesta quinta-feira (5), foram empossados os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6). A desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, sexta mulher a presidir o tribunal, estará à frente do órgão pelo próximo biênio (2015-2017). Na solenidade, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco foi representado pelo procurador-chefe, José Laízio Pinto Júnior.
Em seu discurso, o procurador reconheceu os feitos da gestão passada, ressaltando sobretudo a implementação do processo judicial eletrônico e atuação do tribunal nos diversos dissídios coletivos, sendo um importante agente na pacificação dos conflitos.
À gestão que se inicia, José Laízio colocou o MPT à disposição no intuito de contribuir com o avanço da gestão pública e prestar um melhor serviço ao trabalhador. Reconheceu ainda que há uma crise de várias ordens – econômica, política, ética – e que diante dela surgem desafios ainda maiores para a justiça do trabalho em Pernambuco.
“Aqui, grandes empreendimentos constrangem os trabalhadores por meio de procedimentos empresariais que mais se assemelham a práticas medievais, medindo o tempo em que o trabalhador deve satisfazer suas necessidades fisiológicas, substraindo-se a pausa, submetendo-o ao controle vexatório”, disse em uma das passagens.
Encerrando, o procurador, no entanto, deixou registrado o otimismo para que se faça uma direção exitosa. “Acredito, sempre, que a marcha do homem e das instituições é, de ordinário, ascendente. A cada dia se melhora, se avança, se aperfeiçoam as instituições e as pessoas, e nós vamos sendo impelidos a prosseguir melhorando. Boa sorte e sucesso”, finalizou.
Presenças
Estiveram presentes à solenidade diversas autoridades. Os procuradores Regionais do Trabalho Waldir Bitu e Elizabeth Veiga também prestigiaram a nova diretoria.
Nova gestão
Ao lado de Gisane, compõe a diretoria do TRT6 Virgínia Malta Canavarro e Ivan de Souza Valença Alves, respectivos vice-presidente e corregedor.
Ouvidoria
A desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo foi escolhida ouvidora do TRT-PE para o biênio 2015-2017. Ela dividirá a administração do órgão com a desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, que assumirá o cargo de ouvidora substituta. Durante a gestão do desembargador Ivanildo da Cunha Andrade à frente da Presidência do Tribunal, no biênio 2013-2015, a juíza Patrícia Brandão ficou responsável pela Ouvidoria.