MPT em Pernambuco promove ação para marcar Dia da Gestante
No mês que celebra o Dia da Gestante, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveu ação para orientar gestantes e lactantes sobre os direitos trabalhistas. Em visita ao Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), no bairro da Encruzilhada, e ao Hospital da Mulher do Recife, situado no Curado, nesta sexta-feira (12) os procuradores do Trabalho distribuíram edições do ‘MPT em Quadrinhos: Direitos das Gestantes’, além de esclarecer dúvidas das pacientes.
“Proteção e conhecimento são dois ativos muito importantes para mulheres gestantes e lactantes que, inevitavelmente, já experienciam tantas mudanças nessa fase da vida. A Lei já protege as mães trabalhadoras. Apesar dos direitos garantidos, ainda há muita dúvida e incertezas, por isso precisamos trazer luz ao tema”, explica o Procurador do Trabalho Leonardo Osório. “A discussão sobre a proteção dessas profissionais também impacta na diminuição do preconceito contra mulheres no mercado de trabalho”, completou.
Atualmente, a Lei garante que as gestantes não sejam demitidas e tenham licença-maternidade de 120 dias. Essa, no entanto, não é a realidade de todas as mulheres nessa situação. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que 35% das mulheres com maior escolaridade perdem o emprego em até um ano após a licença. As trabalhadoras com menor escolaridade sofrem ainda mais. De acordo com o mesmo estudo, 51% delas são demitidas neste período.
MPT EM QUADRINHOS: DIREITO DAS GESTANTES
A edição do ‘Direitos das Gestantes’, do projeto MPT em Quadrinhos, conta a história de Paula, Ana e Carla, três mulheres que conciliam a vida de mãe com um emprego em tempo integral fora de casa. Ao se conhecerem na entrada de uma creche, elas conhecem a realidade umas das outras e aprendem sobre os direitos das gestantes, lactantes e adotantes. A publicação aborda o tema de forma clara, objetiva e acessível. Você pode acessar o conteúdo aqui.